BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa mantém, neste domingo (25), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o monitoramento das áreas de risco do município após as chuvas registradas ao longo do fim de semana. Em um intervalo de 48 horas, o município acumulou 112,6 mm de chuva, volume equivalente à média esperada para um mês inteiro de precipitações em condições normais. Nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada.
Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, uma força-tarefa formada por equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU) e da Defesa Civil atua em diversos pontos da cidade, com trabalhos de limpeza, remoção de entulhos, desobstrução de vias e retirada de material proveniente de deslizamentos e quedas de árvores.
Além da região central, os trabalhos se concentram em bairros como Colônia Santo Antônio, Siderlândia, Jardim Marajoara e na Avenida Albo Chiesse, onde há atuação direta de equipes e uso de maquinário pesado para liberação de vias e limpeza das áreas afetadas, sendo necessária, em alguns pontos, a utilização de retroescavadeiras para retirada do material acumulado.
A continuidade das precipitações no fim de semana provocou a saturação do sistema de drenagem, com registro de pontos de alagamento em diferentes regiões da cidade. Como medida preventiva, sirenes foram acionadas nos bairros Nova Esperança e Boa Sorte, em razão da elevação do nível do Rio Barra Mansa e do risco de inundação em áreas próximas às margens. Para atendimento à população, foram disponibilizados como pontos de acolhimento o Colégio Municipal Clécio Penedo e a Escola Municipal Humberto Quinto Chiesse.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, as equipes seguem em alerta e o monitoramento é contínuo. “Estamos acompanhando todos os pontos de atenção do município, especialmente o nível dos rios e as áreas de encostas. As equipes permanecem mobilizadas e prontas para agir, caso haja necessidade. A orientação é para que a população evite áreas alagadas, redobre a atenção em áreas de encosta e siga as recomendações dos órgãos oficiais”, destacou.
O prefeito Luiz Furlani afirmou que toda a estrutura da Prefeitura foi mobilizada para reduzir os impactos e garantir a segurança da população. “Desde o início das chuvas, acionamos as equipes da Defesa Civil, Manutenção Urbana, Saae, Meio Ambiente e Ordem Pública para acompanhar a situação. As ações seguem neste domingo, com intervenções emergenciais nos pontos mais afetados”, afirmou o prefeito.
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199 e o do Corpo de Bombeiros, 193.
ABASTECIMENTO
O Saae-BM informou que, em razão do transbordamento do Rio Bananal ocorrido na manhã deste domingo, dia 25, o abastecimento de água no bairro Colônia encontra-se temporariamente interrompido.
A bomba responsável pela distribuição de água na ETA Colônia ficou submersa durante o transbordamento e precisará passar por manutenção. No entanto, o serviço só poderá ser executado após a normalização do nível do rio.
O Saae reforça que está acompanhando a situação e que o abastecimento será restabelecido assim que os reparos forem concluídos. A autarquia pede a compreensão da população e pede o uso consciente da água durante este período.





