A Prefeitura de Volta Redonda iniciou ainda na noite de domingo, uma operação em toda a cidade para amenizar os efeitos da chuva. Equipes das secretarias de Infraestrutura (SMI), Ação Comunitária (Smac), Educação (SME), Meio Ambiente, Coordenadoria de Defesa Civil e Guarda Municipal (GMVR), estão atuando pela cidade. Dados da Defesa Civil indicam que, no bairro Retiro e proximidades, choveu o acumulado de 140mm neste domingo.
O coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende informou que choveu um acumulado muito grande em pouco tempo. “Há anos não registramos chuvas de tamanha intensidade”, destacou, ressaltando que no bairro 249, um deslizamento atingiu um estabelecimento comercial. Duas pessoas ficaram feridas e estão sendo atendidas na rede municipal de saúde. Ambos estão estáveis.
No bairro Retiro houve acúmulo de água em algumas ruas, assim como no Jardim Ponte Alta, Minerlandia, Siderlândia, Belmonte, Jardim Europa e Vila Santa Cecília, Rua 207. A SMI já desobstruiu ainda ontem a noite a Avenida Paulista, no bairro Retiro, a Avenida Beira Rio e o acesso ao bairro Açude.
O diretor-presidente do Saae-VR, José Geraldo, o Zeca, explica que por falta de energia na Estação de Tratamento de Água do Belmonte o abastecimento de água pode ficar prejudicado. Unidades escolares do município, que também sofreram danos por conta do temporal, estão sendo avaliadas pela secretaria de Educação e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano. “Estamos atuando principalmente nos pontos mais críticos, liberando vias, tirando galhos, cortando troncos. Vamos ter equipes durante toda a madrugada atuando e nesta segunda, dia 8, o serviço seguirá a todo vapor”, disse o secretária de Infraestrutura, Toninho Oreste.
O prefeito Samuca também destacou que será feito um detalhamento dos impactos das fortes chuvas. “Determinei toda a estrutura da prefeitura para atender as emergências ainda na noite de domingo e madrugada de segunda. Já liberamos alguns locais. Nesta segunda-feira, está sendo efetuada o detalhamento dos impactos da chuva e a limpeza geral da cidade”, informou Samuca.