ITATIAIA
Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Ordem Pública estão nas ruas, nesta véspera de Ano Novo, atendendo as ocorrências, após fortes e constantes chuvas que vêm atingindo o município.
O prefeito, Thiago Rodrigues está acompanhando as equipes, monitorando de perto o trabalho e ouvindo os moradores. Na manhã desta sexta-feira, dia 31, entre as ações, as equipes, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, desobstruíram uma via, que estava interditada, no bairro Country Club.
Na quinta-feira, dia 30, um deslizamento de terra na rua Capitão João Ferreira, na altura do bairro Vila Esperança, impediu o tráfego na via, mas logo foi liberada e não houve vítimas. Também houve ocorrências de transbordamentos nos bairros Vila Martins e Campo Alegre. Não há registros de desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil, só nesta quinta-feira, choveu em 24 horas, em Itatiaia, 89,2 mm, o que corresponde a pelo menos duas semanas de chuva. Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, para hoje (sexta-feira), a previsão é que chova cerca de 45 mm.
O prefeito interino Thiago Rodrigues disse que a prefeitura, assim como a Defesa Civil segue nas ruas monitorando a situação para amenizar os possíveis impactos das constantes chuvas. “Estamos na rua e nossas equipes estão de plantão para atender a população. A previsão é de mais chuva, então pedimos aos moradores que a qualquer sinal de perigo, entrem em contato com a Defesa Civil. A população pode contar com nossos serviços, por meio da Ordem Pública, Defesa Civil, Obras e Guarda Municipal, que estão trabalhando juntos neste momento”, relatou Thiago.
O coordenador de Defesa Civil orienta que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma e busquem ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. Outra dica fundamental é que em caso de chuvas fortes, acompanhada de raios, os moradores desliguem imediatamente os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar curtos-circuitos.
O coordenador frisa ainda que é importante que todos fiquem atentos ao nível da água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. Também é importante evitar as cachoeiras, pois a instabilidade do tempo favorece o risco de cabeça d’água.
O monitoramento das ocorrências relacionadas a chuvas no município tem sido constante, entretanto, em caso de emergências a população poderá acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3352-6752.