Equipe socioambiental do MEP-VR questiona adiamento do TAC CSN-Inea

Termo encerraria no próximo dia 19, mas foi prorrogado por solicitação da empresa

Por Tânia Cruz
39 equipe socioambiental do mep questiona adiamento do tac csn inea iam martins

VOLTA REDONDA
A equipe socioambiental do Movimento pela Ética na Política (MEP), após a informação sobre a prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), se reuniu com conselheiros na quinta-feira, dia 12. Durante a reunião, o coordenador da equipe socioambiental, Pedro Paulo Vidal Bichara Garcia, classificou a medida como ‘desastrosa’.
Segundo Vidal, o TAC é um instrumento importante para se fazer correções de rumo diante de uma realidade de conflito, no caso a intensa e continuada poluição em Volta Redonda, e o TAC pode ajudar muito. “Contudo, a notícia da prorrogação é desastrosa e assusta toda população, a considerar o sofrimento da comunidade com a poluição. Nesse contexto, o MEP está buscando estudar o termo da prorrogação, no tange aos aspectos administrativos e técnicos para ver como agir”, informou o ambientalista.
Paulo Vidal informou também que, paralelo a isto, o grupo de ambientalista já está contatando o Ministério Público Federal (MPF) para oficializar pedido de audiência sobre o fato. “A sociedade sofre, está adoecida e não agüenta mais”, disse Vidal após o encontro.
Vale lembrar que, o TAC  entre CSN e Inea, firmado em 2018, seria encerrado no próximo dia 19, mas foi prorrogado por solicitação da empresa. O pedido foi aprovado por unanimidade em reunião da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) nesta semana.
O Inea revelou que a siderúrgica já cumpriu 92% das 35 medidas previstas no termo para minimizar os impactos causados pela CSN principalmente com relação à poluição do ar. A previsão era de investimentos da ordem de R$ 300 milhões no período de vigência do acordo. O aditamento do TAC, ainda segundo o órgão ambiental, inclui a conclusão das ações pendentes e o pagamento de multas, que serão investidas em projetos ambientais na cidade.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos