>
a voz da cidade presencial 2025

Equipe intensifica abordagem a população em situação de rua de Angra 

Somente neste ano, mais de 600 abordagens já foram feitas com o intuito de acolher e fornecer orientação e abrigo a quem precisa

Por Roze Martins
destaque lfl.jpg (3)
ANGRA DOS REIS
A prefeitura de Angra dos Reis vem trabalhando constantemente com a equipe de abordagem social para acolher as pessoas atualmente em situação de rua no município. A assistência é realizada por meio de uma abordagem social humanizada, estruturada e formada por uma equipe multidisciplinar, que inclui as secretarias de Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Serviço Público, Saúde e PROEIS. Uma força tarefa que tem o intuito de fornecer abrigo, acolhimento e ajudar aqueles que desejam retornar para suas famílias.
Vinculada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a equipe de abordagem atua diariamente, incluindo finais de semana, com plantões em horários estendidos conforme a demanda. Desde o início do ano, já foram feitas mais de 600 abordagens.
O principal objetivo da iniciativa é identificar e oferecer suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade e encaminhamento para serviços socioassistenciais e de saúde. As ações são realizadas em locais com maior concentração dessa população, como praças e áreas públicas, visando garantir o acesso a direitos básicos e promover a reintegração social.
Para aqueles que aceitam o acolhimento, o município disponibiliza o Centro de Atenção à População em Situação de Rua (CAPR), localizado no bairro Bracuí. O CAPR oferece estadia com privacidade, seis alimentação diárias, banho quente, atendimento médico e apoio na obtenção de documentos, coordenação técnica, assistente social, psicóloga, apoio administrativo, motorista, vigilante, 6 auxiliares de enfermagem e agentes sociais trabalhando no dia a dia do local. O espaço possui quartos separados para mulheres, homens e famílias. A ideia é promover melhores condições físicas para atender aos acolhidos e trazer mais conforto e comodidade para as pessoas que estão passando por um momento de vulnerabilidade.
– Com capacidade para acolher até 30 pessoas, o centro busca proporcionar um ambiente seguro e digno, incentivando os moradores a reconstruírem suas vidas e retornarem ao convívio social. As pessoas que desejam ser acolhidas ou que estão necessitando de qualquer outro serviço oferecido pelo poder público, são identificadas e encaminhadas para acompanhamento – afirmou Thaisa Bedê, secretária de Desenvolvimento Social.
A equipe multidisciplinar também conta com telefones para que a população possa entrar em contato para tirar dúvidas ou informar sobre pessoas em situação de vulnerabilidade social que precisem do atendimento: 24 99263-0699 (abordagem diurna) ou 24 99269-0184 (abordagem noturna).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos