Equipe do Creas tenta localizar familiares de idosa mantida em cárcere privado em Itatiaia

0

ITATIAIA

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) vinculado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no município e atua no atendimento a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, está tentando localizar familiares da idosa, de 77 anos, que era mantida em cárcere privado no bairro Vila Esperança. O suspeito de mantê-la reclusa é o seu próprio filho, de 36 anos. Ele foi preso, em flagrante, no dia 25 de junho, por agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP), após denúncia do Creas. Na ocasião, a vítima, que estava debilitada, foi encaminhada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Dr. Manuel Martins de Barros, onde ficou internada até receber alta, na semana passada.

Desde que recebeu alta, a equipe do Creas vem levantando todas informações referentes aos familiares da idosa. “Nosso principal objetivo é promover um acompanhamento da família possibilitando o restabelecimento de vínculos familiares e afetivos. Nesse sentido, o caso permanecerá em acompanhamento em todos os aspectos”, informou os diretores do Creas, acrescentando que a idosa tem recebido toda atenção e atendimento de acordo com as necessidades. “A equipe Creas esta mobilizada para restabelecer o bem estar da idosa e segue em contato com sua filha. A principio não foi cogitada a possibilidade de internação, a equipe Creas, visa o restabelecimento dos vínculos familiares”, completa.

“A equipe  Creas  está trabalhando no sentido de considerar o que é melhor para a idosa, todavia tal decisão não cabe somente ao órgão, mas essa discussão devera  abranger, familiares a própria idosa, além do Sistema de Garantia de Direitos, entre eles, o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, que é quem tutela direitos violados dos idoso”, informou o Creas, acrescentando que o Centro conta com equipe interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e advogado que auxiliam nesse acompanhamento.

RELEMBRE O CASO

Na tarde do dia 25 de junho, agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP) prenderam, em flagrante, um homem de 36 anos, suspeito de manter a mãe, uma idosa de 77 anos, em cárcere privado. O caso aconteceu no bairro Vila Esperança.

O delegado titular, Vicente Maximiliano, determinou aos policiais que verificassem a denúncia do Centro de Referência Especializada em Assistência Social informando maus tratos e abandono de idosa que estaria presa em uma casa localizada no bairro Vila Esperança. “No local indicado como a residência da idosa, os agentes constataram que a vítima era mantida trancada em casa por seu filho. A proprietária do imóvel foi localizada e compareceu no imóvel para destrancar a porta”, disse o delegado, informando ainda que a idosa estaria sem alimentar há alguns dias. “Foi revelado que a habitação estava praticamente desprovida de gêneros alimentícios. Os policiais só encontraram água e sal na residência”, comentou.

Uma equipe do Samu foi chamada para prestar socorros médicos adequados à vítima. A idosa, que tem dificuldade para andar e utiliza bengala, apresentava problemas de pressão, diabetes e estava desidratada . “A vítima que também tem problemas de locomoção e até utiliza uma bengala foi levada para o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, onde ficou em observação”, informou um agente da civil.

Os policiais conseguiram localizar o filho que estava em casa com sua família. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado em flagrante, pelo delegado Vicente Maximiliano por cárcere privado e maus tratos. O suspeito deverá ser transferido ainda esta semana para a Cadeia Pública José Frederico Marques, localizada em Benfica, na Zona Central do Rio de Janeiro.

Deixe um Comentário