VOLTA REDONDA
Alunos da equipe de drones da Universidade Federal Fluminense (UFFLy) e o coordenador do projeto, professor Jorge Juarez Trujillo, estiveram, nesta semana, com o prefeito Antonio Francisco Neto, em Volta Redonda, para entregar uma carta de agradecimento. O reconhecimento foi pelo apoio pessoal oferecido durante a viagem à Competição SAE EletroQuad 2025, em São José dos Campos, no interior paulista.
A equipe da UFFLy trabalha no desenvolvimento de drones autônomos capazes de executar missões complexas com uso de visão computacional, sistemas de controle de voo e integração de diferentes tecnologias. O projeto une inovação tecnológica e aprendizado multidisciplinar, com o objetivo de criar soluções para a indústria e para o setor público, além de proporcionar aos estudantes experiências práticas em desafios de engenharia.

Professor Jorge Trujillo destacou o reconhecimento ao esforço dos estudantes – Divulgação PMVR
Durante o encontro, o prefeito Neto ressaltou a relevância de iniciativas acadêmicas como essa, que unem ciência e inovação ao desenvolvimento regional. “Iniciativas deste tipo são motivo de orgulho para nossa cidade. Continuaremos incentivando essas ações o máximo possível”, afirmou.
O coordenador do projeto, professor Jorge Trujillo, destacou que a visita simboliza o reconhecimento do esforço técnico e acadêmico dos estudantes. Segundo ele, a UFFLy cumpre a missão de formar profissionais inovadores, qualificados e comprometidos com o avanço tecnológico do país.
Além de fomentar a prática e a capacitação dos alunos, o projeto de drones reforça a integração entre universidade, governo e indústria, consolidando Volta Redonda como referência nacional em pesquisa e inovação tecnológica. A participação da equipe na competição universitária é também uma vitrine para mostrar o potencial acadêmico e científico da cidade no cenário nacional.