VOLTA REDONDA
Técnicos do Ensino Médio dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda participaram nessa segunda-feira, dia 25, do encerramento do curso sobre Política de Seguridade Social, realizado em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O curso capacitou 70 profissionais. Durante a cerimônia de encerramento, o UniFOA anunciou ainda o retorno do vestibular para Serviço Social.
A parceria com o UniFOA, firmada no ano passado, faz parte da execução do Plano Municipal de Educação Permanente, onde foram incluídos os profissionais de equipamentos da assistência social de nível médio. Durante os quatros encontros foram debatidos a Política de Seguridade Social, especialmente de Assistência Social, bem como a importância das políticas sociais na proteção da população.
A capacitação de profissionais de Ensino Médio na Educação Permanente da Assistência Social é fundamental, pois os profissionais capacitados têm melhores habilidades e conhecimentos, o que resulta em um atendimento mais qualificado e eficaz às demandas da população. Além disso, a educação permanente permite que os profissionais se mantenham atualizados sobre novas políticas, legislações e práticas dentro da assistência social, favorecendo a troca de experiências e saberes entre os profissionais, promovendo um trabalho mais colaborativo e integrado.
A diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Thaís Alexandre, destacou que em um contexto de constantes mudanças sociais e econômicas, profissionais capacitados são essenciais para enfrentar desafios no campo da assistência social.
“Em 2024 incluímos os profissionais de Ensino Médio na educação permanente ofertando o minicurso junto ao UniFOA, por entendermos que eles desempenham um papel fundamental na execução da política de assistência social. Estes profissionais estão na linha de frente, interagindo diretamente com a população e compreendendo suas demandas. Por isso, investir na educação permanente é essencial, pois proporciona a oportunidade de aprender novas metodologias, conhecer legislações recentes e desenvolver competências que aprimoram o atendimento e a gestão dos serviços. Além disso, fomenta um ambiente de troca de experiências e saberes, onde todos podem contribuir e aprender uns com os outros”, destacou a diretora.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou a importância da capacitação. “A capacitação de profissionais de Ensino Médio é fundamental para garantir um atendimento de qualidade, promover e fortalecer a rede de proteção social, pois também estão em contato direto com a população, muitas vezes sendo o primeiro contato das pessoas”, destacou