Equador empata com Holanda e mantém chance de classificação

0

CATAR

O Equador manteve vivas suas esperanças de uma segunda participação nas oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa, depois que o Enner Valencia marcou para garantir um ponto precioso contra a Holanda.

A equipe de Louis van Gaal teve um início brilhante em Doha, quando Cody Gakpo disparou um chute imparável de 18 jardas aos seis minutos, além de Hernan Galindez. Mas se Galindez pensou que teria uma longa noite, o goleiro equatoriano quase não se preocupou nos 84 minutos seguintes.

Andries Noppert, no gol da Holanda, reagiu de forma inteligente para defender um chute cruzado do Valencia, enquanto a seleção sul-americana se firmava. O Equador pensou ter empatado aos três minutos do acréscimo do primeiro tempo. O remate de Angelo Preciado de fora da área foi desviado por Pervis Estupinan, mas uma checagem do VAR confirmou que o impedimento de Jackson Porozo estava obscurecendo a visão de Noppert.

A decepção só serviu para animar o Equador. Moises Caicedo roubou a posse de bola no meio-campo três minutos após o intervalo. O passe encontrou Estupinan e, quando ele chutou, Noppert só conseguiu desviar a defesa para os pés do Valencia para marcar seu terceiro gol em duas partidas no Catar.

O Equador estava visivelmente melhorado e 10 minutos depois Gonazalo Plata acertou a barra de longe, após Virgil van Dijk bloquear a tentativa original do Valencia. As duas seleções somam quatro pontos, mas a noite do Equador foi marcada por uma lesão do Valencia, que saiu de maca a um minuto do fim. O resultado confirmou a eliminação do Catar após a derrota dos anfitriões para o Senegal no início do dia.

Momento chave

Dois para escolher e em uma noite em que esta corajosa e progressiva equipe do Equador foi mais do que digna de seu ponto, nenhum dos grandes incidentes favoreceu os sul-americanos.

Plata estava perto do travessão para acertar o segundo gol que você suspeita que teria valido a partida e garantiu a posição do Equador nas oitavas de final, feito que eles conseguiram apenas uma vez em três jogos anteriores em Copas do Mundo.

De maior pesar para o Equador, no entanto – e, portanto, provavelmente o episódio chave – foi a lesão do Valencia. O jogador do Fenerbahce foi retirado em uma maca no final e sua perna foi rapidamente envolvida em uma bolsa de gelo gigante. Valência não é apenas responsável por todos os três gols do Equador neste torneio, após sua dobradinha contra o Catar no domingo. O jogador de 33 anos marcou os últimos seis gols de sua seleção em Copas do Mundo. Um país terá os dedos cruzados para uma rápida recuperação de seu fantástico atacante.

Estatísticas

Os três gols de Enner Valencia no Catar se somam aos três no Brasil 2014 e significam que o ex-jogador do West Ham United marcou os últimos seis gols de seu país em Copas do Mundo.

Deixe um Comentário