>
uss ead banner

Enxame de abelhas é removido de casa por técnicos da prefeitura no Campo Alegre

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

ITATIAIA

Técnicos da Secretaria de Habitação, Agricultura e Regularização Fundiária iniciaram nesta segunda-feira, dia 6, a retirada de uma colméia, em um imóvel no bairro Campo Alegre. O enxame estava localizado entre o forro de gesso de um banheiro e o teto do cômodo.

De acordo com o apicultor Leonardo Mayworm, que coordenou a atividade, a remoção demora alguns dias e, após o trabalho, as abelhas são encaminhadas para apiários.


A remoção demora alguns dias e, após o trabalho, as abelhas são encaminhadas para apiários-Divulgação AECOM PMI

Leonardo afirma que remover um enxame é algo complexo, que exige técnica e uma vasta avaliação do local, com análise de todo o entorno da colméia, bem como da vizinhança e se a quantidade de abelhas está aumentando, entre outros pontos. Ele ainda explica que as pessoas devem tomar muito cuidado ao localizarem um enxame. “Primeiro, as pessoas não devem se aproximar da colméia. É primordial que mantenham distância. O ideal é solicitar a presença de técnicos do setor encarregado para providenciar a remoção, evitando colocar escada perto, jogar objetos, colocar fogo ou fumaça e, principalmente, entrar em pânico”, frisa o apicultor.

Mayworm explica que a vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, elas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. “Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem”, conclui.

O secretário de Habitação, Izael Bernardes, disse que o serviço de remoção de enxames de abelhas em domicílios é realizado de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, sendo executado por servidores capacitados para o trabalho, devidamente equipados. Segundo ele, para solicitar a retirada, basta ligar para (24) 3352 1439 ou comparecer pessoalmente a sede da secretaria, no endereço Rua Vitória Sócrates, 156, bairro Vila Martins, para que a equipe faça a retirada o mais rápido possível. “Nosso objetivo principal é garantir a segurança do morador”, conta o secretário.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos