VOLTA REDONDA
Um projeto pioneiro na região será implantado pela prefeitura com o objetivo de reforçar a segurança nas entradas e saídas do município. Chamado de Cercas Inteligentes, a iniciativa prevê a instalação de câmeras, sensores e leitores, em locais estratégicos. A previsão é que ainda neste mês o escopo final do projeto seja apresentado ao prefeito Samuca Silmva (Podemos).
O desenvolvimento do projeto será em parceria com a Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, o Cercas Inteligente faz parte de um projeto maior chamado Cidade Inteligente e Humana, baseado em conceitos modernos e inovadores. “A ideia do projeto foi trazida pelo prefeito Samuca Silva, quando ele esteve em Brasília, em outubro de 2017, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nós tivemos uma primeira reunião com todos os envolvidos e demos início ao estudo de implantação do Cercas Inteligentes”, explicou, completando que outro objetivo do Cercas Inteligentes é customizar os processos internos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), buscando gerar informações confiáveis e em tempo real para a tomada de decisão dos gestores.
Matheus explicou que quando for implantado o projeto será possível controlar tudo que entra ou sai da cidade, desde pessoas até veículos.
O prefeito disse que esse será o primeiro de muitos projetos inovadores que ainda serão implantados em Volta Redonda. “Pretendemos estender a ideia de Cidade Inteligente e Humana para outras áreas, como a saúde e a educação e com isso gerar facilidades na prestação de serviços, de forma moderna e eficiente”, afirmou o prefeito.