RESENDE
A Academia Militar da Agulhas Negras (Aman) sediará em dezembro a Jornada Pós-Carreira Militar, um evento inédito na região com foco na transição de carreira de militares para o mercado de trabalho civil. As empresas interessadas em participar do evento com oferta de vagas já podem se inscrever entrando em contato com a organização da ação pelo telefone (41) 8723-5523.
A idealização do evento é da Aman, da Estácio Resende e do Instituto Nacional de Orientação Profissional (INNOP). A Jornada Pós-Carreira Militar na Aman acontecerá nos dias 05 e 06 de dezembro, das 8 às 18 horas, e conta com a parceria das prefeituras de Resende e Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Resende e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia.
O evento contará com palestras, workshops, apresentação de painel de vagas de emprego, sessões de entrevistas e conexão com os setores de Recursos Humanos de diversas empresas da região.
Segundo o coronel Marcelo Zeni, instrutor da Aman, a Jornada Pós-Carreira Militar visa criar uma ponte direta entre militares em transição de carreira e empresas que buscam talentos com o perfil e as competências desenvolvidas nas Forças Armadas. “Esse evento será um encontro estratégico, oferecendo não apenas oportunidades de emprego, mas também capacitação e orientação para o processo de transição. Para a região Sul Fluminense, o grande ganho será o impacto social amplificado pela maximização do investimento em um público de formação militar, desta forma contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, opina Zeni.
De acordo com o diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas, o objetivo é investir no desenvolvimento da região. “Este evento inédito na região fará a conexão entre o potencial de militares reservistas e veteranos ao mercado de trabalho civil, nas mais diversas áreas, como alimentação, mecânica, logística, tecnologia da informação, gestão, saúde, segurança e muitos outros. Quando um militar encerra seu vínculo com as Forças Armadas, carrega com ele diversas habilidades adquiridas neste meio, que quando bem traduzidas para o mercado civil se tornam grandes competências para este mercado”, avalia. Ele destaca que são jovens capacitados para o mercado de trabalho. “Muitos soldados, cabos, sargentos e tenentes técnicos temporários dão baixa no Exército, por exemplo, com 25 ou 35 anos, ou seja, são jovens que possuem competências técnicas e socioemocionais diferenciadas que deixaram o âmbito militar e que precisarão de apoio na transição de carreira desafiadora para o mercado civil”, explica.
Para o diretor do INNOP, Túlio Baptista, este será o ponto de encontro para militares e veteranos que buscam transformar sua experiência militar em uma carreira civil de sucesso, utilizando as virtudes adquiridas nas Forças Armadas – disciplina, lealdade, estratégia e propósito. “A premissa central da Jornada é clara: é totalmente possível construir uma carreira civil sólida e reconhecida valendo-se desses valores intrínsecos à formação militar. A chave, como será explorado no evento, reside em como fazer essa transição de forma eficaz. A Jornada Pós-Carreira Militar promete ser mais do que um evento, será um espaço dinâmico de conexão, reconhecimento e novas oportunidades. Funcionará como um elo entre militares prontos para recomeçar e empresas que ativamente valorizam compromisso, liderança e resultados”, destaca Baptista.