Enterrado com muitas homenagens o corpo de Jorge Serfiotis

0

Foi enterrado no final da tarde de ontem Jorge Serfiotis, prefeito do município por três mandatos. Ele faleceu aos 69 anos vítima de insuficiência respiratória. Jorge estava internado no Hospital Samer, em Resende, desde o último dia 18 para tratamento de um câncer no pulmão, doença que já lidava há algum tempo. O corpo foi velado durante todo o dia no Ginásio Poliesportivo do Porto Real Country Clube, onde milhares de pessoas foram prestar as últimas homenagens a Serfiotis. Em seguida, em forma de cortejo pela cidade, o corpo foi colocado em um caminhão do Corpo de Bombeiros e seguiu para o Cemitério Municipal.

A emoção estava presente no rosto das pessoas que foram dar o último adeus ao homem que teve um papel fundamental, quando foi vereador, na emancipação do distrito de Porto Real, tendo sido dele a primeira assinatura do pedido de plebiscito junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que resultou no desmembramento de Resende.

Jorge Serfiotis  era casado com Kátia Serfiotis e pai do deputado federal, Alexandre Serfiotis (PMDB), da professora Alessandra Serfiotis e do comerciante Adriano Serfiotis. Deixa sete netos.

Aílton Marques foi eleito vice-prefeito ao lado de Jorge Serfiotis. No último sábado, por determinação judicial, assumiu como prefeito de Porto Real. Segundo Ailton, Jorge foi um grande homem que amava o povo, trabalhou muito pela cidade, fazendo sempre o melhor. Como jornalista, Ailton o conheceu quando era vereador de Resende, mas foi ao entrar na política em 2010 que passou a conviver com Jorge. “Grande estrategista, responsável, cuidadoso, um grande poder de aglutinação. Sempre fomos muito próximos depois da campanha, com a nossa eleição. Ele sabia da minha fidelidade a ele. Igual ao Jorge nunca vou ser, é impossível substituí-lo”, destacou, frisando que cumprirá todo o plano de governo estabelecido em campanha. O prefeito pediu paciência à população nesse momento para reconduzir a cidade ao seu lugar.

DEPOIMENTOS

Diversos políticos passaram para dar o último adeus a Jorge Serfiotis ontem. Foram prefeitos, vereadores, ex-vereadores. Um deles foi prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes (PMDB). Ele disse que a região perdeu uma grande liderança. “Era notório por todos o amor do Jorge por Porto Real. É um momento muito triste”, disse. Também presente, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (PMDB), contou que se solidarizava com a família na perda desse grande homem.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), também foi outra pessoa que citou a importância de Jorge Serfiotis para toda a região. “Jorge foi uma pessoa que tem sua história confundida com a de Porto Real. Foi uma grande perda para a cidade e o Sul Fluminense”, falou. A mesma importância foi dada pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro (PSD). Segundo ele, Jorge colocou Porto Real no desenvolvimento, com capacidade para atrair grandes investimentos e fez a cidade prosperar. O prefeito de Rio Claro, José Osmar (PR) reafirmou que o ex-prefeito era um político de destaque na região.

O ex-prefeito de Resende, ex-deputado federal e estadual, Noel de Carvalho, também foi dar seu adeus ao amigo. Noel contou que conviveu com Jorge desde quando era vereador de Resende. “Eu era prefeito e posso afirmar que foi o vereador que mais me deu trabalho. Pedia muito, insistia, lutava pelo que queria”, lembrou.

FAMÍLIA

Muito abalado, o deputado federal Alexandre Serfiotis preferiu não falar com a imprensa. No sábado, o jornal estava presente na sessão extraordinária que empossou Ailton Marques como prefeito e ouviu o parlamentar. Na ocasião, ele se emocionou bastante ao falar da história de seu pai. Disse que acreditava no milagre de Deus e na restauração da saúde de seu pai.

LUTO

O prefeito Ailton Marques decretou luto oficial em Porto Real por sete dias, sendo que ontem foi ponto facultativo na cidade.

HISTÓRIA  

Jorge Serfiotis era um comerciante aposentado, natural de Porto Real. Nasceu em 28 de abril de 1948. Na carreira política estreou em 1988, quando foi eleito vereador de Resende. Ele foi um dos que lutou muito pela emancipação do então distrito. Disputou cinco eleições para prefeito, sendo eleito quando concorreu pela terceira vez em 2004, com 50% dos votos.  Reeleito em 2008, pelo DEM, ele teve uma votação expressiva com quase 70% dos votos. No ano passado, Serfiotis foi eleito novamente, com 54% dos votos. Este era o seu terceiro mandato.

Ao todo, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, Jorge Serfiotis foi responsável por 364 obras, que vão desde o Horto Municipal ao Hospital Municipal São Francisco de Assis, esse último em 2012. Serfiotis promoveu a urbanização de praticamente todos os bairros da cidade. Em sua gestão os bairros ganharam quadras poliesportivas, escolas, creches, praças, Quiosques do Saber, Quiosques do Sabor, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social, iluminação, entre outras melhorias e reformas. Foram ainda obras de infraestrutura, como redes e estações de tratamento de água e esgoto, além de canalizações e drenagens de áreas alagadiças. Seus mandatos também ficaram marcados pelos eventos esportivos e culturais que movimentaram a cidade, como as festas de Peão Boiadeiro, Festa da Cultura Italiana, Expo Real, torneios de Showbol, futebol, entre outros.

Comentários estão fechados.