RESENDE
Neste sábado, dia 27, será realizada a quinta edição da ação social ‘Resende Cidadã’, na quadra situada na Rua dos Girassóis, na Cohab (Conjunto Habitacional), em Engenheiro Passos. O evento, que acontecerá entre 9 e 12 horas é promovido pela Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
A ação, que ocorre uma vez por mês, tem por finalidade disponibilizar atendimentos públicos e atrativos de cultura e lazer. Um dos objetivos é estimular o exercício da cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços públicos.
O cronograma inclui o projeto ‘Brincando na Praça’, desenvolvido pelo grupo ‘Ser Criança’, Núcleo da Aliança pela Infância em Resende. Também haverá exposição e atividades com o 79º Grupo Escoteiro Agulhas Negras. Às 10 horas, terá roda de capoeira com o grupo Raiz Negra. Às 11 horas, é a vez da apresentação da Corporação Musical Educacional Engenheiro Passos (Comeep). A programação contará ainda com orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá, além de equipe pedagógica para informações.
Segundo a diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, a ação foi planejada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, que passou por uma reformulação visando ampliar as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania. “A primeira edição aconteceu em março deste ano, no Parque Coophasul, no bairro Cidade Alegria, e foi um sucesso. O intuito da reestruturação foi aumentar o número de serviços oferecidos, além de repaginar a ação para valorizar a questão da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil”, reforçou.
Nesta edição, haverá também: ações recreativas promovidas pela Secretaria de Esporte e Lazer; orientações sobre o programa “Família Acolhedora”; equipe de fisioterapia para análise postural e informações; captação de currículos para vagas de emprego por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego) Resende; aferição de pressão arterial e medição de glicemia com a Atenção Básica de Saúde; e atuação dos profissionais envolvidos nos programas de antitabagismo e saúde bucal, dentre outros.
A Fundação Leão XIII também participará com a gratuidade de certidões e carteiras de identidade. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II marcará presença.
No Resende Cidadã estarão envolvidos os seguintes órgãos e serviços municipais: Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Itinerante; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); e Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS ad).