PORTO REAL
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira, dia 20, a vacinação contra a Covid19. A primeira a receber uma dose da vacina CoronaVac foi a enfermeira Márcia Loureiro Sebold. Funcionária pública do município há 20 anos, formada em 1988, atuando na linha de frente no combate à doença. Márcia coordena e supervisiona a enfermagem no Hospital Municipal São Francisco de Assis e atua na comissão de controle de infecção.
A ação foi acompanhada com emoção pelo prefeito Alexandre Serfiotis, junto do vice-prefeito Rafael de Carvalho Lima, o Rafa; Renato Ibrahim, secretário de Saúde; Carlinho Tchaia, presidente da Câmara de Vereadores e pelos parlamentares: Fernando Beleza, Renan Márcio, Juan Pablo, Fábio Maia, Ronário e Diego Graciani. “Oh Glória, obrigada pela oportunidade”, disse Márcia na hora da vacina, visivelmente emocionada.
O prefeito frisou que o momento é histórico. Ele agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador em exercício Cláudio Castro e lembrou que auxiliou os trabalhos ainda quando deputado federal ao participar do planejamento de ações contra a Covid-19. “Nesta primeira etapa vamos vacinar os profissionais de saúde, essas pessoas dedicadas que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e conforme as doses forem chegando vamos imunizando seguindo o planejamento do Governo Federal” – Informou o prefeito e frisou ser gratificante participar do momento da vacinação, tão esperado pelo mundo todo. “ Essa doença mudou a rotina de todos, provocou o distanciamento social, muitas famílias perderam entes queridos. Devemos agradecer a ciência e glorificar o Senhor”, disse Alexandre Serfiotis.
Segundo a enfermeira Márcia Sebold, o sentimento é uma misto de alegria e alívio. “Penso que, com a vinda da vacina, diminuiremos o número de doentes, consequentemente o número de internações e óbitos, apesar de que o perfil epidemiológico do município tem elevado número de casos, porém, proporcionalmente com poucas internações haverá redução do desgaste físico e emocional dos profissionais que trabalham na linha de frente”, frisou.
A profissional que atua na linha de frente contra a doença comentou que sente a proximidade de tempos melhores, com mais segurança em andar pelas ruas, e que as crianças poderão voltar às aulas e os idosos ficarão mais protegidos. “Aos poucos poderemos retornar a nossa vida normalmente e como profissional da saúde, não ter mais medo de retornar para casa e contaminar nossos familiares”, comentou.
Alexandre Serfiotis destacou a dedicação da enfermeira e lembrou que esteve tanto na Fiocruz quanto no Instituto Butantan acompanhando o processo de início da fabricação das vacinas. “Esperamos ansiosos a aprovação da Anvisa e enfim chegou esse momento tão importante para o mundo. Este é um momento histórico que vai nos marcar para o resto das nossas vidas, concluiu o prefeito.