Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade
NACIONAL
Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.”

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem.

Como solicitar

A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br.

Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025.

Situações

Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.

O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os candidatos que tiveram o Enem suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado no dia 7 de novembro. O município ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil do estado.

O edital de abertura do Enem prevê que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por doença infectocontagiosa no primeiro ou no segundo dia das provas poderá solicitar a reaplicação.

Doenças infecciosas

De acordo com o edital do Enem 2025, o participante infectado por uma das doenças a seguir deverá solicitar reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Problemas logísticos

Para reaplicação, são considerados problemas logísticos que prejudicaram o solicitante como: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou outro erro de execução de procedimento de aplicação.

Análise

Cada caso será analisado individualmente pela equipe do Inep. Somente a aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do exame.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Barra do Piraí recebe rodada decisiva da Liga Nacional de Futevôlei 2025 Cidade se torna palco da 9ª e 10ª rodadas da competição nos dias 5 e 6 de dezembro, na Arena Barra Beach, reunindo craques e estrutura de alto nível Barra do Piraí se prepara para viver dois dias de muita emoção esportiva ao sediar, nos dias 5 e 6 de dezembro, as 9ª e 10ªrodadas da primeira fase da Liga Nacional de Futevôlei 2025. O evento acontecerá na Arena Barra Beach e vai reunir alguns dos principais nomes do futevôlei nacional e reforçando o protagonismo da cidade no calendário esportivo do estado. A competição, que reúne 12 equipes, chega a mais uma edição marcada pelo equilíbrio técnico e pela participação de camisas tradicionais do futebol brasileiro. Em quadra, as duplas são formadas por um ex-jogador profissional do clube e um atleta de elite do futevôlei, fórmula que tem conquistado o público e ampliado o alcance da modalidade no país. Em 2024, o Botafogo levantou o título e, nesta temporada, volta a liderar a tabela, mantendo o favoritismo até aqui. Nesta etapa em Barra do Piraí, o público poderá ver em ação nomes como Dede Vital, Felipe Ice Man, Otavio Souza, Sandrey Crazy Horse, Alessandro Mancini, Felipe Adão e Alex Dias, que prometem jogos equilibrados e performances vibrantes na areia. A prefeita Kátia Miki celebrou a escolha do município como sede de uma rodada tão importante. “Fico muito feliz em ver Barra do Piraí recebendo um evento desse porte. É uma oportunidade de movimentar a cidade, fortalecer o comércio e oferecer ao nosso povo um espetáculo esportivo de alto nível. Nossa gestão tem trabalhado para abrir as portas da cidade para grandes eventos, e a Liga Nacional de Futevôlei é mais um passo nesse caminho.” O secretário de Esportes, Tegão, reforçou o trabalho realizado para garantir estrutura e acolhimento aos atletas e torcedores. “Estamos organizando tudo com muito carinho para receber a Liga em grande estilo. Barra do Piraí tem tradição esportiva e um público apaixonado. Tenho certeza de que será uma rodada marcante para todos.” O torneio promete agitar o fim de semana com partidas eletrizantes e a presença de equipes que vêm conquistando espaço e despertando o interesse do público. A etapa acontece neste sexta (5) e sábado (6) na Arena Barra Beach, na Vila Helena.

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos