RESENDE
Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado dia 18, a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde do município, promove um evento on-line para celebrar a importância da data nesta terça-feira.
O evento tem como tema “Saúde Mental em tempos de pandemia” e acontecerá a partir das 14 horas na plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas através do link: encurtador.com.br/jJNQ0 .
O encontro, que tem como tema “Saúde mental em tempos de pandemia” é voltado principalmente para profissionais da saúde, assistência social e demais políticas setoriais, estudantes. O evento conta com um cronograma de palestras ministradas por profissionais da área que discutirão sobre a saúde mental e também sobre a Luta Antimanicomial. Além disso, alguns usuários dos programas de Saúde Mental de Resende também participarão com alguns depoimentos.
A superintendente de Saúde Mental de Resende, Daniele Barreto destaca a importância da data. “Todos os anos, profissionais e usuários da saúde mental relembram a luta pelo fim dos manicômios. A celebração desta é importante para tratar sobre os 20 anos da Lei Paulo Delgado, que foi o disparador da Reforma Psiquiátrica. Nós, profissionais da Saúde Mental acreditamos que para tratar as pessoas não é preciso trancar em locais, mas sim cuidar dos pacientes de forma mais humanizada. Após essa lei, muitos manicômios foram fechados, inclusive o antigo hospital de Barbacena, onde milhares de pessoas internadas morreram. A importância do dia 18 de maio não é só comemorativa, mas para que nunca esqueçamos o que aconteceu e nunca mais se repita”, ressaltou Daniele.
Ao final, as pessoas que se inscreveram receberão certificados de participação do evento.
PALESTRAS
14 horas – Rede de Atenção Psicossocial de Resende (RAPS) ministrada pela superintendente de Saúde Mental da RAPS, Daniele Barreto e enfermeira especializada em Saúde da Família pela UFJF.
14h20min – Reforma Psiquiátrica, Sistema Único de Saúde – Avanços e retrocessos – impacto para política de saúde mental, por Lilian Magalhães Costa Lima, que é mestre em Atenção Psicossocial pelo IPUB/UFRJ. Especialista em Micropolíticas de Gestão em Saúde e Psicanálise Clínico Institucional.
14h50min – Reinventando o cuidado em Saúde Mental em tempos de pandemia de Covid-19 diante de novas – velhas práticas na política de Saúde Mental pelo psicanalista. Membro do Fórum Campo Lacaniano Região Serrana/RJ e doutor e pós-doutor em Psicologia,
Pedro Moacyr Brandão Júnior.
15h20min – Saúde Mental dos profissionais da saúde frente à pandemia da Covid-19 pela psicanalista, pós-graduada em teoria psicanalista e prática clínico institucional e supervisora clínico institucional,
Shirley Dilma da Silva.
15h50min – A pandemia sob olhar dos usuários