ANGRA DOS REIS
Teve início nesta segunda-feira, 19, e segue até sexta-feira o I Encontro de “Soluções Locais: Representação e Cidades”, promovido pela Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília. O objetivo de oferecer aos participantes apoio para a captação de recursos junto ao governo federal e desenvolvimento de estudos técnicos e elaboração de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversas áreas. Na abertura, no Centro de Estudos Ambientais, diversos prefeitos participaram, assim como secretário de Estado das Cidades, Juarez Fialho.
Juarez comentou que assim que assumiu o governador Wilson Witzel (PSC) observou que os índices de tomada de recursos do governo federal para os municípios e para o estado diminuíram muito nos governos anteriores, assim como o quantitativo de projetos. “Para que a gente possa superar este problema, criou-se a Secretaria Extraordinária em Brasília, com o objetivo de ajudar não só o estado a captar recursos em Brasília, mas também os municípios. Nosso objetivo, com tudo isso, é ter mais recurso para fazer mais políticas públicas. Eu espero que, durante esta semana, os técnicos possam agregar valor e conhecimento no seu dia a dia de trabalho, pois a única certeza que temos é que os governos passam, mas os técnicos permanecem na administração pública”, afirmou.
De acordo com o secretário extraordinário de Representação do Governo em Brasília, André Moura, o encontro visa o treinamento, a capacitação e o aperfeiçoamento dos técnicos das prefeituras. “Nós estamos em Brasília para fazer uma parceria com os municípios, pois os problemas nascem lá e para eles que temos que encontrar soluções. E essa é a nossa missão: auxiliar os municípios do Rio de Janeiro, lá em Brasília, na captação de recursos”, explicou ao lado do subsecretário, Simão Sessim.
PREFEITOS PRESENTES
Participaram da abertura os prefeitos de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB); de Rio Claro, José Osmar (PR); e de Paty do Alferes, Eurico Pinheiro (PV); os vice-prefeitos Manoel Parente (Angra dos Reis) e Amarildo Soares (Seropédica), além de técnicos de inúmeros municípios da região. “O interior está bem servido de gente que está pensando nas cidades. Foi com muita inteligência que o governador Wilson Witzel criou a Secretaria das Cidades e a Secretaria Extraordinária de Representação de Governo em Brasília, encurtando distâncias. Este encontro vai ser muito importante para os nossos técnicos”, ressaltou o prefeito de Angra, Fernando Jordão.
O encontro segue ainda durante a semana com diversas programações. Hoje, a partir das 8 horas, acontece a Oficina de Siconv e Ferramentas de Gestão para transferências; amanhã no mesmo horário, mais uma parte da oficina; na quinta-feira, apresentação sobre o sistema de convênios; e na sexta-feira, apresentação de emendas parlamentares.