Encontro de Folias de Reis de Valença recebe estrutura inédita em sua 53ª edição

O evento, realizado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Glória, contou, pela primeira vez,  apoio financeiro direto aos grupos de folias, viabilizados por um projeto cultural aprovado em edital estadual

Por Roze Martins
whatsapp image 2026 01 07 at 16.30.33

VALENÇA

Realizado nos dias 5 e 6 de janeiro, o 53º Encontro de Folias de Reis de Valença entrou para a história do município ao unir tradição, fé e inovação, consolidando-se como um dos maiores e mais estruturados encontros culturais já promovidos na cidade. O evento, realizado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Glória, reuniu grande público nas duas noites e contou, pela primeira vez, com estrutura de ponta e apoio financeiro direto aos grupos de folias, viabilizados por um projeto cultural aprovado em edital estadual.

A grande novidade desta edição foi a execução de um projeto contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, que garantiu uma infraestrutura jamais vista em edições anteriores. O espaço recebeu palco profissional, telão de LED, cobertura em aço, iluminação cênica, sonorização de alto padrão, banheiros químicos, equipe de segurança, controle de público, intérprete de Libras, área destinada a Pessoas com Deficiência (PCDs), além de equipes de fotografia, filmagem e mídia.

Assinado pelo produtor cultural Luciano de Almeida (Mr. The Lutty), o projeto também representou um avanço histórico para os foliões, ao garantir apoio financeiro a diversos grupos de Folias de Reis, desde o início das jornadas, em 14 de dezembro de 2025, contribuindo para transporte, alimentação, organização e fortalecimento das tradições.

“Essa edição tem um sabor diferente. O projeto aprovado em edital permitiu trazer uma estrutura que nunca existiu nas edições anteriores, olhando para a acessibilidade, segurança, conforto do público e, principalmente, para os foliões. Foi um recurso fundamental para apoiar diretamente os grupos, desde o transporte até a alimentação, além de valorizar quem mantém viva essa tradição há décadas”, destacou Luciano de Almeida, produtor cultural e autor do projeto.

A primeira noite, no dia 5 de janeiro, foi marcada por apresentações emocionantes das folias e pela tradicional dança da chula, encantando moradores e visitantes. Já a segunda e última noite, realizada no Dia de Reis (6 de janeiro), reuniu um público ainda maior e contou com a presença do prefeito de Valença, Saulo Corrêa, que acompanhou as apresentações e reforçou o compromisso do Governo Presente com a cultura popular.

“A Folia de Reis é uma manifestação que carrega fé, história e identidade do nosso povo. O papel do poder público é apoiar, fortalecer e garantir que essa tradição continue viva para as próximas gerações”, afirmou o prefeito Saulo Corrêa.

Durante o evento, todos os grupos participantes receberam certificados, entregues pelo prefeito, pela secretária municipal de Educação, Denise de Souza, pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo Ávila, e pelo vereador Amauri Batista.

Para os foliões, a estrutura e o apoio financeiro representaram um reconhecimento inédito. O mestre Zezinho de São Bento (Folia de Reis Caravana Nova Aurora), com mais de 50 anos de atuação na Folia de Reis, ressaltou a importância do incentivo.

“Esse apoio é muito importante. A gente nunca teve isso antes. É um recurso que ajuda a organizar melhor a folia e a respeitar ainda mais essa tradição tão sagrada”, afirmou o mestre.

O mestre Marcos Roberto Casimiro também ressaltou a grandiosidade do evento e a importância do apoio.

“Maravilhoso. A estrutura é muito boa. Foi bem melhor do que eu esperava”, comemorou.

O presidente da Associação dos Grupos de Folias de Reis de Valença (AGFORV), Claudinei de Paula, o Kaká da Biquinha, destacou o crescimento e a força do movimento.

“Hoje Valença conta com cerca de 30 folias ativas. Isso mostra que a fé e a tradição estão cada vez mais fortes. Essa estrutura e esse apoio ajudam a perpetuar um trabalho que vem de gerações”, declarou.

A organização do encontro foi da AGFORV, com apoio da Prefeitura de Valença, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Saúde, Ordem Pública e outras pastas. Como desdobramento desse fortalecimento cultural, Valença já foi contemplada com novo edital para a realização de um Encontro Estadual de Folias de Reis, previsto ainda para este mês de janeiro, ampliando a projeção do município no cenário cultural fluminense.

O 53º Encontro de Folias de Reis reafirma Valença como território de fé, tradição e resistência cultural, agora impulsionado por políticas públicas que garantem estrutura, inclusão e reconhecimento aos verdadeiros guardiões dessa manifestação popular.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos