VOLTA REDONDA
Mais de sete mil fiéis estiveram presentes no encerramento do evento, que marcou o estudo dos Dogmas Marianos e o Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco. O I Congresso Mariano da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, que teve como tema “Com Maria, peregrinos de esperança” , terminou no último domingo, dia 8, na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda.
O Congresso foi realizado entre os último dias 2 e 8, com programações nos 12 municípios que compõem o território Diocesano. Fizeram parte da programação, visitas missionárias nas comunidades, departamentos das esferas pública e privada, orações, catequeses e atividades sociais compuseram a programação do evento.
O Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, falou sobre o Congresso Mariano. “Louvamos e agradecemos a Deus pela realização do nosso primeiro congresso. Foram dias intensos de ações em nossas comunidades e, sem dúvidas, o evento ficará marcado em nossos corações. Coroamos a data, procurando mais uma vez reavivar a nossa fé e caminhada. Deus abençoe a todos que participaram deste evento”, declarou o Bispo.
Outro que também falou sobre o encontro foi o coordenador do Congresso, Padre Lucas Krauss. Disse que neste significativo evento para a região, foi realizado um balanço positivo do Congresso Mariano e das atividades realizadas em toda a Diocese. “Foram dias missionários em que levamos a palavra de Deus aos que mais precisam, momentos catequéticos que renovaram nossa fé, e a participação da juventude e catequese nos louvores e orações na noite cultural. Agradecemos a todos os fiéis que abraçaram o congresso”, disse Krauss.
DEVOTO ED NOSSA SENHORA
Altamir Nepomuceno, devoto de Nossa Senhora da Comunidade São José Operário, se alegrou ao ver toda a unidade da Diocese no evento: “Para nós é uma graça de Deus. Este ano, que faz parte do Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco, trouxe muita alegria e grandes graças com a participação dos fiéis”, declarou o devoto.
O Congresso marcou os 170 anos da promulgação do Dogma da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX, na bula Ineffabilis Deus de 1854, no qual revela que a Mãe de Deus foi concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Também na ocasião, foi refletido os 50 anos da Exortação Apostólica, Marialis Cultus, do Papa São Paulo VI, de 1974. No documento, o pontífice apresentou a correta ordem e desenvolvimento da devoção Mariana na Igreja Católica
Após a Santa Missa, os fiéis participaram da procissão luminosa pelas ruas do Conforto até a Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, onde aconteceu a Coroação de Nossa Senhora e a renovação da Consagração da Diocese. Na celebração foi arrecadada ainda uma tonelada de alimentos não perecíveis para os trabalhos sociais da Sociedade São Vicente de Paulo.