Empresários ampliam confiança no cenário econômico

0

RIO DE JANEIRO

O monitoramento de junho da pesquisa Visão da Economia, realizada pelo Instituto Fecomércio, revelou que o percentual de empresários fluminenses do setor do comércio de bens, serviços e turismo que estão confiantes ou muito confiantes com a evolução da economia fluminense e brasileira.

No mês de junho, 48,9% dos empresários disseram estar confiantes ou muito confiantes com a economia brasileira para o próximo mês, contra 46,4% registrados no mês anterior. O aumento do otimismo também foi verificado em relação à economia fluminense. Embora sempre em menor nível que o otimismo revelado no cenário econômico brasileiro, o percentual de otimistas com a economia fluminense para o próximo mês cresceu de 38,3% verificado em maio, para 41% do mês corrente.

O otimismo para os próximos três meses repetiu o crescimento verificado para o otimismo de curto, anotando variação ainda mais positiva. Para o Brasil, 58,5% estão confiantes ou muito confiantes para os próximos três meses, aumento de 7,4 pontos percentuais frente ao mês anterior. Para o Rio de Janeiro, a confiança aumentou 7,1 pontos e atingiu 51,5%.

O crescimento da confiança pode ser reputado à diminuição dos ruídos econômicos produzidos pelo governo, como o que aconteceu em decorrência do congelamento do reajuste do preço do diesel da Petrobrás em meados de abril. Os fatos políticos e econômicos que acontecem no presente exercem importância relativa maior na formação das expectativas dos empresários.

Em maio, os empresários esperavam um crescimento de 0,9% do faturamento em três meses; em junho, o aumento esperado subiu para 3,5%. Também em maio, os empresários calculavam que o número de empregados se reduziria em 4,5% em três meses; em junho, a redução esperada diminui para 3,7%.

Deixe um Comentário