Empresária conta como elaborar uma rotina para dar conta de todos os compromissos

0

RESENDE

Filhos, casa, casamento, escola, estudos, empresa. Como pode uma mulher dar conta de todas essas áreas e ainda ser premiada em sua profissão? A dentista Laís Krejci de Souza Graciosa, sócia da empresa Digimax Radiografia e Tomografia Odontológicas, de Resende, foi uma das vencedoras do Prêmio Rio Produtivo, promovido pelo Sebrae e conta um pouco dessa experiência para os leitores do A VOZ DA CIDADE.

Laís possui graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior de Valença (2006), especialista em Radiologia Odontológica e Ortodontia e mestre profissional em Odontologia. Atualmente é coordenadora das atividades de extensão Odontológica e professora adjunta de radiologia I e II do Centro de Ensino Superior de Valença e atuante em sua empresa em Resende.

O prêmio foi recebido no último dia 22 durante o 5º Fórum de Produtividade, no Rio de Janeiro. “O segredo de qualquer conquista é a coisa mais simples do mundo: saber o que fazer com ela. O Premio Rio Produtivo só nos fez ter a certeza que estamos no caminho certo”, comemorou. A empresa, única premiada da região, foi contemplada juntamente com o Café Iranita (Itaperuna) e a Farmácia de Manipulação Verde Folha (Campos dos Goytacazes).

Sua empresa desenvolveu um ‘Mapeamento dos Processos’, onde cada rotina era estabelecida em um organograma. “Portanto, cada funcionário tem sua rotina estabelecida e sabe exatamente o que deve executar. Isso otimiza nosso tempo, diminuis prejuízos e, quando um profissional precisa de ausentar, o outro sabe qual tarefa deve ser feita. No meio de todo o processo de implantação, engravidei, e isso me proporcionou  uma segurança ao me licenciar para vivenciar a maternidade”, destaca, informando a importância de se estar tudo organizado. “Fiquei trabalhando de casa, empresa estruturada, aliada a bons funcionários, foi à receita de sucesso, tanto que tivemos crescimento neste período. Foram quatro meses de licença maternidade e estou voltando à rotina da empresa”.

Laís que é casada e mãe de duas meninas: uma de oito anos e a bebê, de quatro meses, uma vez por semana, ela ministra aulas na Faculdade de Odontologia, em Valença. “Trouxe o cronograma empresarial para a vida doméstica, só assim, consigo dar conta de tudo isso. Tenho tudo anotado, só se consegue entender tudo isso quando se organiza. No início é difícil, mas depois, tudo se encaixa e começa a dar certo. Claro, há situações e problemas pontuais, como apresentações de escola, levar ao médico, tem dia que acordamos desanimadas, mas o importante é seguir em frente, não podemos desistir. A mulher exige espaço nesse mundo moderno e não podemos nos anular diante das dificuldades. Sempre viver um dia após o outro”, destaca.

Para ela, o caminho muitas das vezes pode ser doloroso, mas a recompensa vem. “O caminho é associar a programação diária de rotina para conseguir administrar tudo o que vive seja em casa ou no trabalho, pré-estabelecer rotinas diárias. Temos que ser persistentes, nem sempre são flores o importante é renovar energias, buscar um lazer, um ponto de descanso”, avalia.

Digimax Radiografia e Tomografia Odontológicas existe há cinco anos, Laís recorreu ao Sebrae para obter diferencial na concorrência. “Eu e minha sócia, buscamos qualificação e conhecimento administrativo. Trabalhamos com foco e nosso projeto acabou sendo premiado. Primeiro, fomos indicados a etapa regional, e depois, para a estadual. Colhemos bons frutos de muito trabalho desenvolvido”, conta Laís, informando que neste período, a sócia também engravidou e decidiu se dedicar exclusivamente ao bebê.

A PREMIAÇÃO

Ao longo do evento, realizado no Instituto Dannemann e Siemsen, as seis empresas selecionadas para a etapa final apresentaram seus casos de sucesso em gestão,  cadeia de suprimentos, manufatura enxuta, ampliação de mercado e mapeamento de processos. Também foram realizadas palestras sobre propriedade intelectual, agilidade nas organizações, indústria 4.0 e apresentação de cases de sucesso na área de tecnologia da informação e educação por empresas atendidas pelo Sebrae Rio.

A seleção das empresas ocorreu nos meses de outubro e novembro durante fóruns de produtividade realizados nas cidades do Rio, Campos, Volta Redonda e Nova Friburgo. Mais de 100 empresas participaram e oito delas se classificaram como finalistas. Lançado há quatro anos, mais de 30 empresas fluminenses concorreram ao prêmio.

O programa Rio produtivo tem por objetivo reunir os principais atores e partes interessadas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil para apresentar ações estratégicas fomentando os pequenos negócios com soluções diversas focadas no aumento de produtividade.  Durante o evento foi apresentado o balanço das consultorias do Sebraetec no ano de 2018, quando foram realizadas 1.857  em produtividade, 1.654 em design, 972 em propriedade intelectual, 523 em produtividade.

O Sebraetec é uma forma ágil de levar inovação para o pequeno negócio é atua em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. O Sebrae Rio subsidia em até 70% o custo.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !