SUL FLUMINENSE
O 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou mais uma redução significativa nos índices criminais durante o mês de fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados pelo comandante da unidade, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardenberg, durante entrevista ao jornal A VOZ DA CIDADE, nesta sexta-feira, dia 7. O batalhão, que atua em Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, apontou uma queda de 30% nos casos de roubo de rua e atingiu metas na redução de roubos de carga, roubo a residências e estabelecimentos comerciais.
A análise se baseia nos dados do Sistema Integrado de Metas (SIM) do Instituto de Segurança Pública (ISP), que monitora os principais indicadores criminais da região. O comandante destacou que esse resultado é fruto da atuação conjunta do batalhão e das delegacias da Polícia Civil da área, incluindo a 93ª DP (Volta Redonda), 90ª DP (Barra Mansa), 101ª DP (Pinheiral) e 168ª DP (Rio Claro).
“Realmente é com grande alegria que a gente apresenta essa redução. Diante do cenário da segurança pública no estado do Rio de Janeiro e no Brasil como um todo, é um esforço muito grande, que merece ser comemorado. Atribuo essa melhora ao pertencimento que cada policial militar, do oficial ao praça, tem com o 28º BPM. Esse sentimento faz toda a diferença, pois o policial se identifica com a região onde atua e se entrega de forma diferenciada”, afirmou o tenente-coronel.

Foto Iam Martins
POLICIAMENTO EFICIENTE
O comandante ressaltou ainda que esse engajamento dos policiais torna o policiamento mais eficiente, agregando qualidade e compromisso na execução das funções. Além disso, lembrou os bons resultados do batalhão em 2024, quando a unidade ficou em terceiro lugar no sistema de premiação do governo estadual por duas vezes consecutivas, nos dois semestres do ano.
“Os números estão muito baixos, e ainda conseguimos reduzi-los mais. Isso mostra que nosso planejamento está dando certo. Para motivar e valorizar nossos policiais, temos investido na melhoria das condições de trabalho, como alojamentos, qualidade da alimentação e manutenção de viaturas, por meio de parcerias com associações comerciais e a sociedade civil organizada”, explicou.
DEZ MESES, DEZ VIATURAS
Desde que assumiu o comando do batalhão, há dez meses, o tenente-coronel Sardenberg destacou a recuperação de dez viaturas, o que aumentou a mobilidade do policiamento na região. Com isso, foi possível a criação da Patrulha Maria da Penha e da Patrulha Escolar em Barra Mansa, além da reativação de quatro Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) na cidade. Em Volta Redonda, houve a duplicação da força do Grupo de Ação Tática (GAT), que passou a operar com duas viaturas.
“Tudo isso permitiu aumentar a capacidade do policiamento. Conseguimos retirar policiais que estavam a pé nos centros comerciais e colocá-los para patrulhar com viaturas, ampliando nossa presença. Alocamos também policiais com limitações físicas para funções administrativas, liberando mais agentes para as ruas”, disse o comandante.
PATRULHAMENTO MOTORIZADO E PARCERIAS
O tenente-coronel reforçou que a estratégia do batalhão tem sido baseada na inteligência policial e no patrulhamento ostensivo motorizado. Ele destacou a importância da parceria com a Polícia Civil, as guardas municipais e a sociedade civil para os bons resultados alcançados.
“Nosso foco é manter os índices baixos e seguir reduzindo os crimes. Nossa gratidão é a cada policial militar, ao nosso corpo operacional e a todos que nos apoiam. O reconhecimento da população nos motiva a continuar trabalhando para garantir uma região mais segura para todos”, concluiu.