SUL FLUMINENSE/ESTADO
Foi realizada na terça-feira, 1º, na Alerj uma sessão solene de instalação do período ordinário, seguida de sessão ordinária. Nela, o deputado Jari de Oliveira (PSB) discursou, afirmando que a participação popular é marca de seu mandato. A sessão foi realizada de forma remota. “Em menos de um mês como deputado realizei dez edições do projeto ‘Deputado na Sua Cidade’, uma versão ampliada para municípios do Sul Fluminense e Médio Paraíba de projeto que implantei em Volta Redonda, em 2013, onde converso com moradores para ouvir suas demandas e sugestões”, contou o deputado.
Dentre suas primeiras ações como deputado estadual, Jari disse que no dia 27 de janeiro participou de fiscalização no pátio de escória da CSN, em Volta Redonda, junto com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Casa, o Inea e a Polícia Ambiental do Estado. “Apesar do Inea ter emitido relatório de que o resíduo não corres risco de atingir o leito do Rio Paraíba do Sul, a comissão da Alerj alertou que as pilhas de escória estão a menos de 100 metros da margem do rio, área de proteção ambiental, e devem ser recuadas. Vamos seguir acompanhando”, afirmou Jari.
Essa foi a segunda sessão na Casa que o deputado participou, após ter tomado posse como suplente no ano passado. A primeira foi no dia 5 de janeiro, uma extraordinária convocada pelo presidente André Ceciliano. Jari se posicionou a favor dos militares do Estado do Rio. Votando a favor da manutenção do sistema de proteção destes profissionais que atuam pela nossa segurança. Na mesma ocasião, reforçou a característica de incentivar a participação popular, apresentando projeto que regulamenta a realização de audiências públicas no âmbito estadual. “Estas reuniões abertas à comunidade não poderão ser realizadas nas segundas e sextas-feiras com feriados nas quintas e sextas e também em vésperas de Carnaval, Natal e Réveillon”, disse.
O deputado ainda pediu ao Governo do Estado, no primeiro mês como deputado, melhorias para o Hospital Regional Zilda Arns, que fica em Volta Redonda; solicitou ao DER (Departamento de Estadas de Rodagem) o recapeamento asfáltico em trecho da RJ-141, que liga Barra do Piraí a Piraí, e também da RJ-155, principal ligação entre o Sul Fluminense e a Costa Verde. Além disso, conseguiu que engenheiro do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vistoriasse trecho da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, onde acidentes são constantes, inclusive com vítimas fatais. “Neste caso, estamos aguardando a conclusão de estudo que prevê a implantação de três quebra-molas e a redução da velocidade permitida no local”, disse Jari, reafirmando o compromisso de atuar para defender os interesses da população que o escolheu como representante.
DEPUTADO EM SUA CIDADE
Seguindo com o seu projeto de ouvir as comunidades, o deputado esteve na última segunda-feira, 31, em Vassouras para conversar com moradores. Lá foi a décima edição do projeto ‘Deputado na Sua Cidade’. Em apenas um mês após assumir uma cadeira na Alerj, Jari levou o projeto para três centros comerciais de Volta Redonda, Vila Santa Cecília, Retiro e Aterrado; esteve em dois bairros de Barra do Piraí, no Centro e Complexo da Califórnia; e ainda ouviu a população de Pinheiral, Quatis, Porto Real e Valença.
“O ‘Deputado na Sua Cidade’ é uma versão ampliada do projeto ‘Vereador no Seu Bairro’ lançado por mim em 2013, quando assumi o primeiro mandato como vereador de Volta Redonda. Toda minha trajetória política foi pautada pela participação popular e não podia ser diferente agora, como deputado estadual. Acredito que lugar de político é ao lado do povo, assim temos mais chance de acertar”, reafirmou Jari.