>
renascer ead digital

Eletronuclear leva grupo quilombola ao Cristo Redentor

Experiência faz parte de projeto que promove acesso inclusivo ao monumento

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 03 26 at 11.15.51
728x90 refis

ANGRA DOS REIS/ESTADO DO RIO

A Eletronuclear levou, na última sexta-feira, dia 21, cerca de 40 integrantes da comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, de Angra dos Reis, para conhecer o Cristo Redentor por meio da experiência imersiva do “Cristo Redentor Experience”. O projeto cultural, promovido pela Obra Social Leste Um – O Sol, é patrocinado pela Eletronuclear por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao principal cartão-postal do país, localizado no Rio de Janeiro, especialmente para pessoas que, por razões sociais ou econômicas, nunca puderam visitar o monumento. O projeto já alcançou aproximadamente duas mil pessoas e tem previsão de beneficiar diretamente mais de cinco mil visitantes.

A visita emocionou os participantes. Um dos destaques foi a presença de Olga Juvenal da Silva, 80 anos, que superou o medo de altura para participar da atividade. “Quando eu via pela TV parecia que era muito alto e que eu ia ficar com muito medo, porque tenho medo de altura, mas não tem nada a ver. Não dá medo nenhum e achei tudo maravilhoso”, relatou.

Dados da Obra Social Leste Um apontam que apenas 8,1% dos moradores do Rio de Janeiro já visitaram o Cristo Redentor, enquanto o percentual entre turistas brasileiros é de 44,6%, e entre estrangeiros, 35,1%. Dessa forma, o projeto busca reduzir essa disparidade, promovendo o acesso à cultura e ao patrimônio nacional por meio de uma experiência sensorial, que inclui transporte, visitação guiada e interação com uma réplica do coração do monumento.

O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, destaca que a ação representa o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação da empresa reafirma nosso compromisso em promover a inclusão social e cultural.

Trata-se de uma oportunidade única para que muitas pessoas, especialmente cariocas que nunca tiveram acesso ao monumento, possam conhecer e vivenciar a história e o significado do Cristo Redentor de forma inclusiva e imersiva”, afirma.


É importante ressaltar que essa modalidade de apoio cultural não representa um gasto adicional à Eletronuclear, pois os recursos são descontados do Imposto de Renda que já seria pago. Essa estratégia possibilita que a empresa apoie iniciativas culturais e sociais, ao mesmo tempo em que fortalece sua imagem institucional com impacto positivo na sociedade.

Entenda melhor

O projeto foi lançado em agosto de 2024 e tem como objetivo oferecer aos visitantes uma imersão interativa pela história do monumento, além de conhecê-lo pessoalmente.

Por meio de narrativas audiovisuais e sensoriais, o Cristo Redentor Experience permite explorar desde a concepção e construção do monumento até os desafios enfrentados ao longo de seus mais de 93 anos.

Grupos provenientes de projetos sociais, escolas públicas e privadas, movimentos culturais e iniciativas comunitárias são convidados a participar. Com transporte e visitas organizadas, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o monumento como nunca antes, culminando em uma experiência sensorial, quando podem interagir com uma réplica do coração do monumento.

As visitas são organizadas para grupos previamente inscritos, e o agendamento pode ser realizado através do site oficia

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos