ANGRA DOS REIS
A Eletronuclear informou que encerrou a consulta pública às minutas do edital e do contrato de licitação que visam a conclusão das obras de Angra 3. No total, foram enviadas cerca de 250 contribuições de agentes interessados no processo, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
As respostas serão divulgadas no site da empresa em até 45 dias, prorrogáveis a critério da companhia.
Com apoio técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a consulta pública buscou obter sugestões de melhorias nos documentos relacionados aos serviços de Engenharia, Gestão de Compras e Construção (EPC, em inglês), incluindo a Matriz de Risco e outros complementos contratuais.
Mais sobre a usina Angra 3
A terceira usina nuclear brasileira terá potência de 1.405 megawatts, sendo capaz de produzir cerca de 12 milhões de MWh anuais. Deste modo, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 70% do consumo do Estado do Rio. O empreendimento apresenta, no momento, um progresso físico global de 66%.
Angra 3 também terá importante papel na diversificação da matriz elétrica e na redução dos custos totais do Sistema Interligado Nacional (SIN), na medida em que substituirá a energia gerada por usinas térmicas que apresentam alto custo de geração e são frequentemente despachadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Destaca-se ainda o papel de gerar energia limpa, pois usinas nucleares não emitem gases responsáveis pelo efeito estufa.