ANGRA DOS REIS
A Eletronuclear e os sindicatos que representam os empregados de Angra dos Reis assinaram, nesta semana, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente ao período 2024-2026. A base de empregados do Rio de Janeiro, sede da empresa, já havia assinado o acordo no dia 25 de abril.
O movimento grevista na Central Nuclear foi encerrado em 29 de abril, após avanços nas negociações e sinal positivo dos empregados para a proposta apresentada pela empresa.
Através de nota oficial, a Eletronuclear destaca que o novo ACT, válido até abril de 2026, garante a reposição integral da inflação do período, além da manutenção dos benefícios já vigentes.
A empresa ainda afirma que a conclusão do acordo representa um marco importante para a estabilidade e o fortalecimento da empresa, contribuindo para a continuidade dos projetos estratégicos.
Já o presidente do Sindicato dos Eletricitários de Angra e Paraty, Cassio Tilico, destaca que a reunião foi gratificante. “Fizemos um grande apelo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para mediar nossa reunião e fizemos uma apelação garantindo os benefícios dos trabalhadores, como por exemplo, não cobrar moradia dos trabalhadores” cita.
Ele ainda destaca que os trabalhadores terão aproximadamente 10% de aumento salarial. “Para o trabalhador, foi o esperado, por isso a luta. Para a empresa foi um saldo negativo, já que em21 dias de greve, houve o prejuízo de R$ 105 milhões”, conclui.