ANGRA DOS REIS
Na segunda (29) e terça-feira (30), a Eletronuclear inicia uma nova etapa de testes das novas sirenes de emergência instaladas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna, e em Praia Brava, uma das vilas residenciais da empresa, em Angra dos Reis. Ambas as localidades, por estarem em áreas de propriedade da empresa, fazem parte do Plano de Emergência Local (PEL), que é administrado pela Eletronuclear.
As simulações de emergência ocorrerão com técnicos da Eletronuclear e representantes da empresa fornecedora dos aparelhos. Os acionamentos das sirenes não possuem um período programado, mas acontecerão em horário comercial.
Os primeiros testes foram realizados no início deste mês e visam simular possíveis alertas. Com os novos aparelhos, Itaorna apresenta quatro sirenes no local, enquanto Praia Brava recebeu a substituição do antigo sistema de comunicação via carros de som.
Sobre os aparelhos
Os novos aparelhos são equipados com a tecnologia mais avançada disponível no mercado, garantindo maior confiabilidade, disponibilidade e facilidade para atuação da equipe do PEL.
A modernização do sistema em Itaorna incluiu a adição de uma nova sirene, totalizando quatro. Em Praia Brava foram implantados dois novos aparelhos que substituíram a antiga comunicação via carros de som.
É importante esclarecer que não se trata do sistema de sirenes do Plano de Emergência Externo da CNAAA, que é coordenado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e prevê ações de proteção à população em áreas de raios com limites de 3 a 15 km de distância da CNAAA.