RESENDE
Com o objetivo de orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de uma eventual situação de emergência da barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas, mais conhecida como Represa do Funil, a Eletrobras realizará, nesta quinta-feira, dia 5, em conjunto com os órgãos de proteção e Defesa Civil, realizam um treinamento simulado de evacuação de emergência em algumas localidades de Resende. O exercício faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e atende às determinações da Política Nacional de Segurança de Barragens. O simulado será realizado em conjunto com as Defesas Civis Municipais e Estadual, além de contar com a participação da população local e representantes do poder público e sociedade civil.
Às 9h30min, o sistema de comunicação e alerta da usina será acionado no bairro Bela Vista e na comunidade Terra Livre, na região do Acesso Oeste. Os moradores deverão seguir as placas de rotas de fuga até os pontos de encontro. A população também receberá orientações sobre a utilização do aplicativo Alert Indivíduo, que emite alertas em tempo real em casos de emergência e facilita a comunicação entre a usina e as comunidades na sua área de influência.
Segundo o coordenador do Plano de Ação de Emergência (PAE), Cristiano Neves Simão, o objetivo da ação é orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de uma eventual situação de emergência da barragem. Ele informou que no dia 29 de novembro, carros de som percorreram as ruas dos dois bairros para convidar os moradores a participarem do exercício. “O engajamento das pessoas é de grande importância para que todos saibam os procedimentos que devem ser adotados. O PAE é uma segurança adicional para a população. É importante ressaltar que a usina é segura, constantemente monitorada, inspecionada e fiscalizada pelos órgãos competentes e está operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique riscos para suas estruturas e para as comunidades”, afirmou Cristiano.
“Atuaremos junto da Eletrobras para garantir que a população compreenda os procedimentos adequados para o caso de uma emergência. Os moradores devem seguir as orientações que estão sendo divulgadas. Não há motivo para alerta ou preocupação”, disse o superintendente da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva
Além de Funil, a Eletrobras Operação Sudeste já implantou o PAE em outros 13 instalações de geração e transmissão de energia elétrica. Para saber mais sobre o PAE, acesse: www.furnas.com.br/pae