ITATIAIA
A Eletrobras e as defesas civis municipal e estadual vão promover, no próximo dia 29, exercícios simulados de evacuação em bairros de Itatiaia. O treinamento faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Funil, uma medida estabelecida por lei federal para fortalecer a cultura de prevenção e segurança nas localidades que abrigam barragens de
hidrelétricas.
O treinamento ocorrerá nos bairros Cidade Jardim, Campo Alegre e Vila
Pinheiro, a partir das 9h30, e em Vila Magnólia, Vila Maia, Vila Odete e Centro, às 14h30min. “A Usina de Funil opera com status Normal de segurança. Sua barragem é monitorada e constantemente inspecionada pelos órgãos de fiscalização”, afirmou o coordenador do PAE pela Eletrobras, Cristiano Neves Simão. “O simulado acontece para demostrar as medidas a serem tomadas em caso de emergência. A participação da população é importante para que possamos conscientizar e elucidar as dúvidas dos moradores”. Durante o treinamento, serão acionadas sirenes do sistema de comunicação e alerta da hidrelétrica. Ao ouvi-las, os moradores que quiserem participar do exercício devem sair de suas casas e seguir as placas indicativas de rota de fuga até os pontos de encontro, que são os locais seguros para a população no caso de uma emergência.
Os pontos de encontro selecionados para o simulado estão na quadra de
esportes da Rua Wanderbilt Duarte de Barros, para moradores dos bairros
Cidade Jardim, Campo Alegre e Vila Pinheiro; e na praça da Rua Bom Jesus de Santana e na Rua Xavier de Carvalho, ao lado da Congregação Cristã no Brasil, para quem reside no Centro, Vila Magnólia, Vila Odete e Vila Maia. Além de Itatiaia, o PAE da Usina de Funil abrange áreas de Resende, onde o simulado ocorreu em dezembro de 2024, com transparência na comunicação e engajamento dos moradores, sem causar transtornos à rotina das comunidades.