QUATIS E PORTO REAL
Começou na última sexta-feira e segue até o dia 1º de dezembro o cadastramento biométrico nas cidades de Porto Real e Quatis. Em Porto Real são 16.920 eleitores, sendo que 35,75% já estão cadastrados. Em Quatis são 10.215 eleitores, sendo que 37,18% já estão na inseridos na nova modalidade. Quem não fizer o cadastro biométrico, vai ter o título de eleitor cancelado, ficando, portanto, impedido de votar nas próximas eleições.
Os eleitores que já constam como cadastrados podem ter sido validados nas eleições do ano passado, seja por comparecimento nos cartórios eleitorais ou por importação dos dados do Detran. Os que ainda não estão cadastrados precisam agendar o procedimento no site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-rj.jus.br. Os eleitores precisam se dirigir aos cartórios eleitorais para fazer a biometria e apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, carteira de identidade e comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses).
Além desses dois municípios, o cadastramento biométrico obrigatório já acontece em outras cidades da região. São elas: Engenheiro Paulo de Frontin (até 22 de setembro), Comendador Levy Gasparian, Mendes, Rio Claro e Vassouras têm até 1º de dezembro deste ano para finalizar o cadastramento.
Atualmente são 35 municípios do estado onde a biometria é obrigatória neste ano. Ao todo mais de 800 mil eleitores precisam fazer a biometria até dezembro, caso contrário terão o título cancelado.
Consequências para quem não fizer a biometria
O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico nos municípios onde o procedimento é obrigatório ficará impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.
Novos postos de atendimento
Nos municípios do estado que não possuem cartório eleitoral, foi instalado posto de atendimento ao eleitor. São eles: Comendador Levy Gasparian, Macuco, Varre-Sai, Santa Maria Madalena, Laje do Muriaé e Carapebus. Os postos já começaram a funcionar.
Na capital e demais municípios fluminenses, o cadastramento atualmente não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam a biometria o quanto antes, para evitar filas no futuro. Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. No momento do atendimento, é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.