RESENDE
Seguem até sexta-feira, dia 5, as inscrições para a etapa municipal do II Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura, promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação do município. A premiação é voltada a professores do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino. Os interessados devem cadastrar suas práticas pedagógicas diretamente na unidade escolar onde atuam.
Nesta primeira fase, cabe aos gestores das escolas analisar os trabalhos
enviados e indicar os projetos que seguirão para a Comissão de Avaliação
da Secretaria de Educação. A comissão será responsável por selecionar
duas experiências que representarão o município na Etapa Regional do prêmio. As iniciativas serão avaliadas em duas categorias: Experiências de alfabetização (1º e 2º ano) e Experiências de recomposição das aprendizagens (3º ao 5º ano).
Entre os critérios estão a qualidade do relato, os efeitos da prática pedagógica, a aplicabilidade, o engajamento dos alunos, a interdisciplinaridade e a inclusão.
Além de reconhecer práticas pedagógicas inovadoras, o prêmio selecionará projetos que representarão Resende na etapa estadual, promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ). Para a rede municipal, a iniciativa é uma forma de fortalecer o compartilhamento de experiências e contribuir para a melhoria contínua da aprendizagem.
A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou que a premiação valoriza o trabalho dos profissionais da rede e incentiva inovações pedagógicas. “A premiação reconhece e valoriza o trabalho dos educadores, reforça o compromisso com a qualidade do ensino e evidencia o papel essencial que professores e pedagogos desempenham no desenvolvimento dos nossos estudantes. Esse é mais um passo importante rumo às metas das políticas públicas de alfabetização do município”, ressaltou Rosa.