VOLTA REDONDA
A prefeitura informou neste domingo, dia 10, que cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Volta Redonda concluíram sábado, 9, o curso de Formação em Tecnologia e Inovação, com encontros presenciais realizados durante a última semana; ocorridos também na quarta-feira, 6, e sexta-feira, dia 8, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Niterói.
“Esses encontros presenciais foram centrados em pensamento computacional e programação, que é um dos eixos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Computação, que estabelece as normas para o ensino da computação na Educação Básica”, explicou o coordenador do Centro de Mídias da SME, Bruno Moreira.
Iniciada em agosto deste ano, a formação contou com 12 aulas online em 12 semanas, tendo como ementa a BNCC de computação, letramento digital, infraestrutura de rede e IA (Inteligência Artificial).
“Foi uma formação bastante intensa, com aulas e atividades. E após o encontro presencial, houve uma atividade avaliativa. Ambos são pré-requisitos para conclusão do curso”, acrescentou Bruno.
O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, destacou a importância da qualificação dos professores em áreas de inovação e tecnologia, visando sempre a melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado na rede municipal.
“A secretaria já investiu em Smart TVs, notebooks e Chromebooks para alunos e professores, e esse tipo de formação contribui no sentido de nossos profissionais estarem atualizados em relação às inovações tecnológicas, como aplicar isso na prática na sala de aula, sempre buscando melhorara cada vez mais a educação para nossos alunos”, afirmou o secretário.