RESENDE
A rede municipal de ensino de Resende iniciou o ano letivo de 2026 com reconhecimento nacional. Quase 50 professores de três unidades escolares do município foram contemplados pelo Programa Mais Professores para o Brasil, iniciativa do Ministério da Educação que premia docentes de escolas públicas com desempenho positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Segundo lista divulgada pelo MEC, mais de sete mil escolas em todo o país foram consideradas elegíveis para a premiação, que alcança mais de 100 mil professores da educação básica. Em Resende, sete docentes da Escola Municipal Francisco Quirino Diniz e 22 da Escola Municipal Maria de Assis Barboza foram reconhecidos após as unidades alcançarem nota 7,2 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no último IDEB. Também foram contemplados 20 professores do CIEP Brizolão 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, que obteve nota 5,9 nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reforçando o avanço dos indicadores educacionais no município.

Professores de Resende são reconhecidos pelo desempenho no IDEB – Divulgação PMR
Cada educador selecionado receberá R$ 3 mil, creditados em cartão emitido pelo Banco do Brasil. O valor deve ser utilizado exclusivamente para aquisição de equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks, tablets ou minicomputadores. A quantia poderá ser complementada com recursos próprios, ampliando as possibilidades de investimento em ferramentas pedagógicas que contribuam para a melhoria do ensino em sala de aula.
A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, destacou a importância do reconhecimento para a rede pública. “Essa premiação é motivo de muito orgulho para todos nós, porque mostra a força e qualidade do ensino oferecido na nossa rede municipal. Quero parabenizar todos os professores pelos resultados alcançados no IDEB, que refletem nesse reconhecimento. É um incentivo muito importante para continuarmos lutando por uma educação pública de qualidade para todos os nossos alunos”, afirmou a secretária.
Valorização docente
Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o Programa Mais Professores para o Brasil tem como objetivo valorizar e qualificar profissionais da educação básica, além de incentivar a docência no país. A iniciativa contempla educadores das categorias Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, fortalecendo políticas públicas voltadas à melhoria dos indicadores educacionais.
O reconhecimento reforça o protagonismo da educação pública de Resende no cenário estadual e nacional, consolidando o município entre os destaques em desempenho no IDEB e valorização do magistério.