a voz da cidade presencial 2025

Educação promove formação de novos mediadores da rede municipal de ensino de Barra do Piraí

Capacitação buscou garantir a eficácia e sensibilidade no acompanhamento dos alunos da Educação Especial

Por Tânia Cruz
educação promove formação de novos mediadores da rede municipal de ensino de barra do piraí divulgação
728x70 gratidao

BARRA DO PIRAÍ
Caminhando para sanar uma grande demanda das mães e pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista e necessidades especiais, na manhã da última quinta-feira, dia 15, a Secretaria de Educação de Barra do Piraí organizou uma formação com os novos mediadores da rede municipal de ensino.
A ação, que foi promovida no auditório da secretaria, teve como principal objetivo capacitar os novos mediadores para atuarem com eficácia e sensibilidade no acompanhamento dos alunos da Educação Especial, com ênfase na compreensão do papel do mediador, nas estratégias práticas de mediação e no aprofundamento sobre as características dos alunos com necessidades especiais e TEA.
Intitulada “Mediação Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva”, a formação consistiu, principalmente, na abordagem de cinco conteúdos: O papel do mediador na inclusão escolar; As práticas cotidianas de mediação; Estratégias eficazes para o apoio aos alunos; Características dos alunos público-alvo da Educação Especial; e, por fim, Orientações e reflexões sobre ética e convivência no ambiente escolar.
CHEGADA DE NOVOS MEDIADORES
A chegada de novos mediadores era uma demanda muito esperada pela comunidade escolar. Com a contratação desses profissionais, a formação foi uma maneira de garantir o alinhamento das práticas da profissão com os princípios da inclusão e fortalecer o suporte oferecido aos estudantes no município.
A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou a necessidade da contratação desses profissionais e ressaltou que sua pasta está trabalhando para que outros mediadores cheguem à equipe. “Desde o início do ano estávamos com uma vacância acentuada nos cargos de mediadores. Por isso, nem todas as escolas conseguiam entregar esse serviço a quem precisava. No entanto, com garra e determinação, estamos ocupando essas vagas com profissionais comprometidos e empáticos. Ainda não conseguimos encaixar pessoas em todas as 45 vagas disponíveis, mas com o trabalho e a união da Secretaria Municipal de Educação, estamos no caminho para ultrapassar esse número”, disse a professora Cleide.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, apontou para a importância dos mediadores no desenvolvimento dos alunos e enalteceu o trabalho integrado das secretarias municipais em prol das pessoas com necessidades especiais. “Levar mais mediadores para as salas de aula era um compromisso para a prefeitura. Tenho certeza que eles farão uma enorme diferença na vida dos alunos. Com um trabalho integrado entre a Educação, Saúde e Assistência Social, estamos cuidando de quem mais precisa, com amor e respeito”, concluiu a Chefe do Executivo.


você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos