Educação é tema central de reunião entre deputado, vereadora e coordenadoria regional

0

VOLTA REDONDA

O deputado estadual Sérgio Fernandes (PDT) esteve em Volta Redonda na manhã de hoje, sexta-feira , e foi acompanhado pela vereadora Rosana Bergone (PRTB).  Ele participou de uma reunião com a direção da Coordenadoria Regional de Educação do Médio Paraíba, em Volta Redonda e visitou as Escolas Estaduais Santos Dumont e Manuel Marinho.  Na reunião, participaram a diretora pedagógica, Tania Borges, o diretor administrativo, Vitor Fonseca, e o líder comunitário de Barra Mansa, Marcos Gonçalves.

Durante reunião, a vereadora solicitou que o deputado ajude a resolver problemas em escolas estaduais da região da Vila Brasília, pois algumas funcionam com deficiência e outras tiveram suas atividades paralisadas.  Sérgio Fernandes, que é irmão do secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, se encarrega de levar as demandas de todo o Estado na área de educação para a Secretaria Estadual de Educação.

Rosana disse que a Escola Estadual Brasília precisa de diversas melhorias. Sobre a Escola Estadual Pau D´Alho, no bairro Belo Horizonte, Rosana destacou que o prédio está sem atividades há mais de três anos, e toda a estrutura está se deteriorando.  A Coordenadoria de Educação informou que o prédio está à disposição da Prefeitura de Volta Redonda.  Está em estudo, que a creche municipal, que fica em frente, seja transferida para esta unidade.  “Somos cobrados diariamente pela população para que o prédio tenha alguma utilidade. Vamos buscar parcerias para que este local receba cursos profissionalizantes”, disse a parlamentar, que informou que enviará ofícios a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para viabilizar a implantação de cursos na unidade.

Outra escola citada na reunião foi a Estadual Minas Gerais. De acordo com a coordenadoria não serão abertas novas turmas regulares nesta unidade escolar.  A Coordenadoria também informou que a prefeitura estuda instalar ali uma escola para crianças com necessidades especiais.

Sérgio Fernandes, informou que todos os pedidos serão levados ao secretário estadual e que ele estará de volta à cidade em meados de novembro e promete trazer notícias positivas para os problemas cobrados. “Estamos climatizando as salas de aulas, oferecendo aulas extracurriculares e confirmei com os diretores a chegada de um recurso extra para viagens de alunos. Fomos recebidos com um sorriso no rosto nas duas escolas e na coordenadoria, porque os profissionais da Rede Estadual receberam hoje o Quinquênio, um dinheiro que estava retido há muito tempo e nós deputados da Alerj, junto com o secretário, viabilizamos o pagamento deste direito aos profissionais da educação. A educação é uma ferramenta de transformação social e nós estamos avançando”, afirmou o deputado, que também cumpriu agenda em Barra Mansa e Resende.

Em Resende, participou da entrega dos certificados do curso de Assistente de Produção Industrial oferecido pelo Senai. Em Barra Mansa visitou o Colégio Estadual Luiz Gonzaga de Mattos e o CIEP 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro.