Educação de Barra Mansa retoma greve por 48 horas

Profissionais protestam contra Reforma da Previdência e falta de diálogo com o governo

Por Cyntia Freitas
45.cf.res.economia.educação de barra mansa retoma.1.greve.divulgaÇÃo (3)

BARRA MANSA

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), núcleo de Barra Mansa, anunciou o retorno da greve da categoria após uma Assembleia Extraordinária realizada na quinta-feira, dia 5. A paralisação, aprovada por ampla maioria, acontecerá nos dias 10 e 11, terça e quarta-feira, como forma de protesto contra o que afirmam ser descumprimento de um acordo firmado com a Prefeitura de Barra Mansa.

Segundo o sindicato, a prefeitura teria voltado atrás em pontos acordados com a categoria, entre eles a garantia de manutenção das regras do Plano de Cargos e Carreira (PCCs) e a flexibilização de aspectos da reforma previdenciária municipal.

A nova proposta enviada pelo governo à Câmara de Vereadores incluiu revogações de artigos do PCCs, o que, segundo os profissionais, representa um ataque direto à carreira da educação. Além disso, foi apontado que há tratamento desigual entre servidores, com reajustes para cargos de confiança e vale-alimentação de apenas R$ 80 para funcionários das escolas.

A agenda de mobilizações começa na terça-feira, dia 10, com atos às 8h30min e às 14 horas, na sede da prefeitura. Na quarta, dia 11, haverá passeata com concentração às 9 horas no Restaurante Popular, além de panfletagem na Praça da Matriz à tarde. Uma nova assembleia está marcada para quarta-feira à noite.

45.cf.res.economia.educação de barra mansa retoma.2.profissionais.divulgaÇÃo (3)

Profissionais da Educação farão paralisação nos dias 10 e 11 – Divulgação

PAUTA

Entre as principais pautas da categoria, estão o cumprimento da lei do piso nacional do magistério, melhores condições de trabalho, a convocação de concursados.

A paralisação anterior havia sido encerrada após seis dias, quando o prefeito Luiz Furlani abriu diálogo com a categoria. Foram realizadas diversas reuniões com sua equipe e três encontros com o próprio chefe do Executivo. “Estamos diante de um governo que fala em diálogo, mas age de forma autoritária e contraditória”, denunciou o sindicato.

Barra Mansa responde à greve na Educação e promete estudos para valorização salarial
Diante o anúncio da paralisação de 48 horas aprovada pelos profissionais da educação municipal, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, divulgou ao A VOZ DA CIDADE um posicionamento, destacando os esforços já realizados em diálogo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe).

Segundo a administração municipal, foram mais de 30 dias de negociações, com diversas pautas atendidas para os profissionais dos Anos Iniciais. Contudo, a prefeitura afirma que o Sepe ampliou suas exigências para incluir na legislação todos os profissionais da rede, inclusive aqueles que, segundo o Executivo, não fizeram parte da pauta inicialmente debatida. “Nos propusemos a retomar as negociações para o restante da categoria, mas a assembleia não aceitou”, declarou a Secretaria de Educação.

Em relação aos impactos da paralisação nas escolas, a Secretaria informou que as aulas dos dias de greve serão repostas para evitar prejuízos no calendário letivo dos alunos da rede pública.

Questionada sobre as reivindicações por valorização salarial e melhores condições de trabalho, a administração afirma estar realizando estudos não apenas para os educadores, mas para todos os servidores municipais. “Não podemos tratar de uma categoria de forma isolada, pois toda decisão impacta todo o funcionalismo. Inclusive, atualmente, é necessário aporte de recursos próprios para pagamento da folha da Educação”, explicou a nota.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos