Educação de Barra do Piraí se destaca no desenvolvimento de uma política antirracista nas escolas

Por Franciele Aleixo
img 20251120 wa0086

BARRA DO PIRAÍ

Visando implementar uma política antirracista nas escolas da rede municipal, a Secretaria de Educação de Barra do Piraí lançou, neste ano, a “Minuta da Política Municipal de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola do município”. Desde o lançamento, diversas ações estão sendo promovidas nas escolas em prol da igualdade de direitos e do combate a todas as formas de discriminação.

O conjunto de atividades da secretaria se divide em quatro áreas de atuação intersetorial: ações administrativas, como formação de grupo de trabalho, capacitação de profissionais, supervisão continuada, planejamento e implementação de atividades etc.; Gestão de Pessoas, como desenvolvimento profissional contínuo, formações e diversidade racial nas equipes de trabalho; Pedagógicas, referente ao desenvolvimento de políticas pedagógicas nas escolas; e, por fim, Monitoramento, ou seja, verificar o andamento dos projetos, tendo em vista suas metas e objetivos iniciais.

Com cerca de 7.300 alunos matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação investiu, especialmente, nas ações pedagógicas como instrumento de ensino e propagação dos ideais antirracistas. Dessa forma, os estudantes são incentivados a praticar atividades lúdicas, didáticas e dissertativas que componham a ideia do projeto.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e articuladora da PNEERQ, Rose Lourenço, comentou acerca da importância da Educação Antirracista na formação dos alunos. Essas ações, inclusive, foram intensificadas no mês de novembro em alusão ao dia 20, quando é celebrado o dia da Consciência Negra.

“Trabalhar com Educação Antirracista tem sido uma experiência transformadora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. A cada atividade, diálogo ou intervenção, percebo o quanto as nossas escolas têm o poder de formar cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com o respeito e a equidade”, disse Rose.

Além disso, as formações, palestras, rodas de conversa e visitas históricas também têm se destacado na articulação da PNEERQ. O auditório da Secretaria de Educação foi palco de diversas atividades para os profissionais envolvidos no projeto, buscando o enriquecimento de conhecimentos e o cumprimento das metas e objetivos.

Acrescentando ainda mais conhecimento e dinâmica ao projeto, os profissionais envolvidos visitaram o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo o IBGE, mais de 60% da população de Barra do Piraí é formada por pessoas pretas ou pardas, o que evidencia a necessidade e relevância da PNEERQ, especialmente no meio educacional. Sendo assim, o projeto seguirá se desenvolvendo e se tornando cada vez mais presente no dia a dia das escolas.

A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou que o avanço da política fará com que os alunos se tornem cidadãos críticos e conscientes.

“É uma imensa alegria ver a PNEERQ se tornando uma força no município. Entendemos que investir nessas ações no presente fará com que, no futuro, nossos alunos se tornem cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Tenho certeza de que ainda iremos avançar muito em prol de uma sociedade antirracista e igualitária”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos