BARRA DO PIRAÍ
A Secretaria de Educação de Barra do Piraí está promovendo o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em algumas escolas da rede municipal.
A iniciativa busca garantir que todos os alunos aprendam a Libras, aquela considerada a segunda língua oficial do Brasil. Atualmente, a proposta abrange aulas para turmas da Escola Municipal São José do Turvo, da Escola Municipal. Marieta V.C. Coelho, o CIEP 284 – Nelly de Toledo Rocha, a Escola Municipal Jorge de Freitas Tinoco e a Escola Municipal Profª Anna Casalli de Oliveira. Nelas, algumas atividades já obtiveram destaque como as feitas na Escola Municipal Jorge de Freitas Tinoco: o “Coral de Libras” e uma reformulação responsável por fazer com que todos os ambientes fossem identificados em Libras, incluindo o cardápio da escola.
A ação, que está por todo município, “cobre” muito mais do que os alunos. Desde março, a Escola Municipal Adma David Chedid iniciou a Oficina de Libras, aberta a toda a comunidade escolar. Com isso, todos os membros desse coletivo: profissionais e famílias, agora, possuem a oportunidade de aprender a língua. E, além disso, complementando essa iniciativa, foi implementado o “Atendimento Educacional Especializado Itinerante”, no qual uma professora com expertise em Libras atende não só aos alunos surdos, mas também as suas famílias no contraturno escolar.
A assessora da educação especial, Thuane de Castilho Gomes, enfatizou as práticas e suas importâncias socialmente.
“Nessas escolas, as turmas já estão em funcionamento no período integral e estão se beneficiando desse aprendizado. Isso permite que todos os alunos aprendam a língua de sinais, facilitando a comunicação com seus colegas surdos e promovendo uma verdadeira inclusão. Acreditamos que quanto mais pessoas aprenderem Libras, mais efetiva será a inclusão das pessoas surdas. Essa visão norteia todas as nossas ações, buscando um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo para todo”.
Orgulhoso com o desenvolvimento da Educação, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, abordou uma questão vital, a “criação” de cidadãos. “Temos que ser os “pilares” que irão sustentar as nossas crianças para que, por consequência, elas possam construir um futuro melhor. Ensino e conhecimento são preciosos, pois criam indivíduos, ou melhor, cidadãos críticos e preparados. O meu objetivo sempre foi criar um padrão único na nossa rede de educação, para que todas as crianças tenham um ambiente escolar confortável, digno e que fomentem o entendimento do seu papel social” ressalta o chefe do Executivo.