Neste domingo, 29, é o aniversário de 223 anos de emancipação político-administrativa de Resende. Tradicionalmente todos os anos o aniversário é marcado pela realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), no Parque de Exposições no bairro Morada da Colina. Devido ao período eleitoral, a 55ª edição da festa foi adiada e remarcada. Acontecerá de 11 a 20 de outubro.
A informação foi dada pela secretária de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Resende, Tatiane Gavioli, informando também o adiamento do desfile cívico, também tradicional, que acontecerá no mês de outubro, ainda sem data defi nida. Participarão mais de três mil pessoas, entre estudantes, entidades, instituições e a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Apesar da mudança, o dia 29, não passará em branco. Está programada uma Santa Missa do Vicariato de Resende em Ação de Graças pelo aniversário da cidade. A missa será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Henrique. A celebração acontece às 9 horas Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade.
Para fechar as comemorações, o projeto “Música na Feira” que é realizado todos os domingos, na tradicional Feira Livre do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, terá uma programação especial, em celebração ao aniversário de Resende.
A partir das 10 horas, acontece vários shows. Os principais com o grupo de pagode Os Travessos, Zero Bala, Paulo Toró, Sr. Gouveia e outros convidados. Durante os shows, o público poderá aproveitar a área de lazer kids e Foods Trucks.
INAUGURAÇÃO DO ECOPARQUE
Ainda no domingo, o prefeito Diogo Balieiro Diniz, inaugura, às 17 horas, o Ecoparque de Resende. O novo parque da cidade é a nova opção de lazer que foi construído ao lado do Hospital Municipal Veterinário, no bairro Morada da Colina.
O projeto contempla lagoa, pista de caminhada de 2km e ciclovia de 850 metros, centro administrativo, centro cultural, parquinho, além da Academia da Terceira Idade. As obras na nova área de lazer de Resende continuam e, quando finalizadas, o Ecoparque contará com estacionamento, 30 mil metros quadrados de grama, paisagismo que inclui o plantio de aproximadamente mil mudas de árvores.
O novo parque da cidade é mais uma opção de lazer que foi construído ao lado do Hospital Municipal Veterinário
A 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) terá seis shows nacionais para animar a população e os visitantes do Sul Fluminense e do Vale do Paraíba curtirem. A Exapicor, que marca as comemorações dos 223 anos de emancipação político-administrativa do município, acontece em duas etapas. A primeira nos dias 11, 12 e 13 e a segunda nos dias 18, 19 e 20. Com entrada gratuita, a festa é realizada na área de exposições, no bairro Morada da Colina.
A programação começa na sexta-feira, dia 11, com o cantor de pagode, Ferrugem. Ele abre a Exposição cantando as músicas de seu último álbum intitulado “Interessante”, que leva o mesmo nome da música carro chefe, os hits “Saudade” e “Me Perdoa” que canta com Luísa Sonza e Iza, respectivamente, além de outros sucessos de sua carreira.
Já no sábado, dia 12, é a dupla sertaneja Teodoro & Sampaio. Com repertório de temas variados, os sertanejos vão desde o romantismo a canções que retratam situações bem humoradas do universo masculino brasileiro.
Para fechar a primeira semana de Exapicor, no domingo, dia 13, o rapper, Filipe Ret. No show, o cantor apresenta o melhor do Rap, Hip Hop e Trap, não à toa que ele foi a atração deste ano Rock in Rio 2024, subindo ao palco Sunset por duas vezes, uma em show solo e outra como convidado do MC Cabelinho.
Na segunda semana de Exapicor, na sexta-feira, dia 18, a atração principal é o MC Daniel, que vai leva o melhor do funk paulista para o palco. MC Daniel fez uma participação no show do cantor americano Ne-Yo no Rock in Rio neste ano, cantando a música “Vamo de Pagodin”.
Já no dia 19, a noite será de pagode. Os grupos cariocas de pagode, Caju Pra Baixo e Pagode do Adame, que vão levar muito romantismo e samba para a Exposição.
Para fechar as comemorações de aniversário, no domingo, 20, o sertanejo vai tomar conta da Exapicor. A cantora Lauana Prado vai cantar seus maiores sucessos deste ano como “Sombra Desconhecida”, “Depois”, “Me Leva pra Casa”, “Whisky Vagabundo”, entre outras sucessos sertanejos.
ARTISTAS REGIONAIS
Além de trazer das atrações de repercussão nacional, a Exapicor também valoriza os talentos local com shows no Palco Resende, proporcionando uma experiência musical levando entretenimento para o público. Os shows ocorrem tanto antes, quanto depois das atrações principais durante todos os dias do evento, garantindo que ninguém fi que parado. A programação completa ainda será divulgada.
NÃO SÓ SHOWS
Outras atrações animam a Exapicor de Resende
Na programação Feiras de Agronegócios e de Artesanato, parque de diversões, dentre outras
A Exapicor não se resume apenas a shows. Muita coisa acontece nos dias da exposição. São feiras de agronegócio e de artesanato, parque de diversões, torneio leiteiro e neste ano será realizada a Primeira Copa de Marcha.
A Feira de Agronegócios da Região das Agulhas Negras é uma delas. Os produtores do município e da região estarão comercializando produtos como olericultura, grãos, queijaria, doces, geléias, mel, molhos, pães caseiros, fubá, entre outros. Também haverá exposição de flores ornamentais e artesanais.
Enquanto que a Feira de Artesanato reúne mais de 50 artesãos do município expondo produtos diversificados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, os artesãos estarão expondo móveis artesanais, tapeçarias, tricô e crochê, costura criativa, bijuterias, artesanato em vidro, doces, flores, bolsas, sandálias em tecido macramê, pedrarias, tapeçaria ao vivo, entre muitas outras produções.
PARQUE DE DIVERSÕES
o da criançada. Nesta edição, o maior parque de diversão itinerante da América Latina estará presente com clássicos para todas as idades. Vários equipamentos estarão montados na área de exposição. Dentre eles, o Amor express, Barco Viking, Autopista, Disko, Crazy Dance, Benny Hill, Samba, Brucomela, Carrossel Animado, Tobogã Tigrão, Cama Elástica (pula-pula), Fusca, Comboio e Carrossel Disney e Roda Gigante.
TORNEIO LEITEIRO
Uma das atrações da Exposição Agropecuária é o Torneio Leiteiro, acontece no período de 10 a 13 de outubro e é um dos mais importantes e tradicionais eventos ligados ao Setor Agropecuário na região. O torneio promete mobilizar os produtores locais. O objetivo da competição é fomentar a produção leiteira no município, reunindo vacas e novilhas sem restrição de raças, em duas Ordenhas diárias, além de Esgota e Pré-esgota.
PRIMEIRA COPA DE MARCHA
A Exapicor também vai sediar neste ano, a 1ª Copa de Marcha do Sul Fluminense. A competição acontece neste sábado, dia 12, a partir das 9 horas, na Pista de Equitação, dentro da área do Parque de Exposições. A Copa reúne animais da raça mangalarga marchador de alto padrão zootécnico.
As obras dos vencedores do 51º Salão da Primavera estão expostas no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A visitação pode ser feita até o dia 25 de outubro, sempre de segunda a sexta- -feira, no período das 10h30min às 18 horas. O MAM fica a Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita. Visitação de escolas e grupo pode ser agendada pelo telefone telefones (24) 3360-4470 ou pelo e-mail: mam.[email protected].
O Salão da Primavera é realizado anualmente pela prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda de Resende e do MAM, visando incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de marcar as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Resende celebrado no dia 29 de setembro. “O Salão da Primavera foi criado em 1950 para estimular e revelar a criatividade dos artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios. O Salão da Primavera é uma tradição e se tornou um dos mais importantes para a classe artística em todo o Brasil. Afinal, ele é um reconhecimento do artista que tem sua obra incorporada no acervo do MAM, que é o quarto de todo o Brasil e um dos mais antigos”, conta a museóloga, Tatiana Avelino.
Segundo a diretora do MAM, Carmem Aguiar, foram premiadas obras nas categorias: Pintura, Desenho/ Ilustração, Gravura, Escultura/Objeto/Instalação, Fotografia/ Arte digital e Vídeo/ Multimídia. “Este ano foram inscritos 150 trabalhos de 73 artistas de todo o Brasil. Após apreciação da Comissão Julgadora, 61 obras de 34 artistas plásticos fazem parte da exposição”, disse a diretora.
PREMIAÇÃO
O júri conferiu os prêmios de aquisição e menções-honrosas. As três melhores obras receberam os prêmios Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, instituído pela Fundação; Altamiro Pimenta, outorgado pela Prefeitura de Resende e Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, instituído pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente a artista resendense, no valor de R$ 7.060 e as outras cinco receberão prêmio honoríficos.
O Prêmio Altamiro Pimenta foi oferecido para Vanessa CT Reis, pela obra: Terra de Ararí. Já o Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda foi ofertado para Stefano Maglovsky, pelo conjunto da obra: Centro Velho, O que resta do bairro e Vizinhança. Enquanto que o artista plástico, Wilson Anastácio ganhou o prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes pelo conjunto da obra: Amazonas, Mulher Sentada e Inspiração MAM.
Para as menções-honrosas foram escolhidos os artistas plásticos: Cláudia Moraes, Cláudia Simões, Denis Moreira, Leandro Stunti, Marcos Akasaki e Rinaldo Menezes.
Participantes: Abner Sigemi, Ana Carrupt, Ana Vine, Andrade, Anna, Antonio Morgado, Bianca Avila, Cida Mathidios, Daniel Ramalho Junior, Edmar Osti, Elaine Zaramella, Elisa Veiga, Erlem, Heli Freireg, Iane Cabral, James Rowland, João Pedro Vilhena, Kanirro, Márcia Holanda, Maurício Teixeira, Monique Freitas, Paola Grell, Raquel Rodrigues, Renata Sandoli e Wendell Amorin.
Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o Salão da Primavera chega a sua 51ª edição sendo um farol das artes plásticas na região e no país. “Desde sua criação nos anos 70, o Salão da Primavera revela o que de melhor se faz nas artes plásticas não só na nossa região, mas também em todo o país. A importância do salão se evidencia com a quantidade de nomes que já foram premiados ou participaram de salões anteriores e hoje são fi guras relevantes nas artes brasileiras”, ressalta Zaidan
Resende, também conhecida como a “Princesinha do Vale” e por suas belezas naturais é cenário para fotografias de tirar o fôlego.
Prova disso, são as fotos feitas registradas pela lente do fotógrafo carioca, Pedro Luz.
Fotógrafo de renome internacional – afinal foi destaque por três anos consecutivos no concurso internacional Brasília Photo Show e recebeu o Troféu Macedo Miranda na categoria Fotografia-, e apaixonado pela Região das Agulhas Negras, Luz, aproveita o olhar clínico para captar pelas lentes, imagens inusitadas de Resende.
Aproveitem para apreciarem um pouco de Resende, pela lente de Pedro Luz.
Uma das atrações que faz sucesso na Exapicor é a Exposição de Pequenos animais que reúne diferentes espécies. Dentre eles, pôneis, lhamas, bezerros, cabras e coelhos.
A exposição é um bom momento para a família ou o responsável levar a criançada para conhecer os animais. O galpão onde ficam os animais é aberto para visitação de toda a família nos dias de semana das 18 horas à meia- -noite e aos finais de semana das 14 horas à meia-noite.
Vale lembrar que é uma oportunidade para as crianças conhecerem os moradores de uma “Fazendinha”.
Nos últimos anos, o turismo em Resende tem passado por uma significativa transformação, impulsionado pela beleza natural da cidade e suas diversas atrações. Confira alguns pontos marcantes da cidade.
CAPELINHA
Localizada a 20 km do centro de Resende, Capelinha é uma região de pecuária leiteira e famosa pela produção de cachaça, com um alambique de quase 200 anos. Este local é um ponto obrigatório para quem se dirige a Visconde de Mauá e é bastante frequentado por ciclistas e praticantes de voo livre, especialmente pilotos de parapente.
VILA DA FUMAÇA
A 32 km do centro, a Vila da Fumaça abriga o Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, que possui vastas áreas de mata preservada, nascentes e riachos. A famosa cachoeira, com 200 metros de queda d’água, é uma das principais atrações para os turistas. Visconde de Mauá A 36 km do centro, Visconde de Mauá encanta milhares de turistas com seus rios, cachoeiras e uma rica flora e fauna. A região conta com uma variada rede de hotéis e restaurantes, sendo o pinhão, fruto da araucária, um ingrediente comum nos pratos locais.
ENGENHEIRO PASSOS
Na divisa com o estado de São Paulo, Engenheiro Passos é conhecido por seus hotéis-fazenda, que remetem ao estilo das grandes propriedades rurais da época do café. Serrinha do Alambari Localizada a apenas 14 km do centro, a Serrinha do Alambari possui cachoeiras e rios ideais para a criação de trutas, atraindo pescadores e amantes da natureza.
JACUBA
Jacuba é uma encantadora localidade rural às margens do Rio Preto, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. É famosa por suas pequenas praias de rio com areias brancas, oferecendo um espaço perfeito para relaxar.
VARGEM GRANDE
Desmembrado do distrito de Fumaça em 1853, Vargem Grande passou a se chamar Pedra Selada em 1944, embora muitos ainda utilizem seu nome original.
BAGAGEM
A localidade recebeu o nome de “Bagagem” devido a uma história local em que uma família abandonou suas malas na fazenda ao se mudar para a região. O hábito de visitar o local para ver as “bagagens” deu origem ao nome.
IGREJA MATRIZ
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Oliveira Botelho, teve sua construção iniciada em 1756, sendo inaugurada em 1813. Após um incêndio em 1945, foi reconstruída com a ajuda de doações de fiéis.
PAÇO MUNICIPAL
Construído entre 1834 e 1956, o Paço Municipal já foi sede da Câmara de Vereadores, do Júri e da Cadeia Pública. Hoje, abriga a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, situada na Rua Dr. Luis da Rocha Miranda, 117.
PONTE NILO PEÇANHA (PONTE VELHA)
Mais conhecida como Ponte Velha, a estrutura metálica foi inaugurada em abril de 1905 e leva o nome do presidente Nilo Peçanha, que visitou Resende para a inauguração. É o principal acesso pedonal entre os bairros Centro e Campos Elíseos.
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN)
A Aman, que completou 80 anos, destaca-se no cenário nacional como a principal instituição de ensino militar do Brasil. Com uma área de 67 km² que se estende da Rodovia Presidente Dutra até as encostas da Serra da Mantiqueira, a AMAN é aberta à visitação e abriga um dos maiores parques esportivos do estado, além de um moderno teatro com capacidade para 2.821 pessoas.
Neste domingo, dia 29, Resende comemora 223 anos de emancipação político- -administrativa. A cada ano que passa, a “Princesinha do Vale”, como é carinhosamente chamada, passa por transformações em diversos setores, incluindo economia, infraestrutura, saúde e educação. Neste processo, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo Cunha, que foram eleitos com 82,57% dos votos e estão em seu segundo mandato, têm desempenhado um papel na administração dos recursos públicos da cidade.
Diogo, natural de Resende, formou-se em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2002 e se especializou em Oftalmologia no Hospital Pedro Ernesto, também da UERJ, onde fez sua residência. Ingressou na Prefeitura de Resende como médico oftalmologista por concurso, conquistando o primeiro lugar, e rapidamente se tornou diretor do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori.
Em uma análise de quase oito anos de governo, Balieiro ressaltou que, em 2016, ele e o vice-prefeito Geraldinho foram eleitos com a proposta de implementar uma nova forma de gestão. “Ao assumirmos, em janeiro de 2017, encontramos uma gestão municipal com salários atrasados, dívidas, falta de insumos, e a Santa Casa literalmente caindo aos pedaços, enquanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estava fechada. Renegociamos dívidas, cortamos contratos e efetuamos pagamentos atrasados, para, em seguida, tirarmos do papel o que havíamos planejado”, explicou o chefe do Executivo. Após reorganizar a casa, a administração deu início a diversos projetos: “Começamos a trabalhar com empenho, dedicação e honestidade. Com uma boa gestão, Resende alcançou patamares antes inimagináveis, se destacando como uma das melhores cidades do país para viver e fazer negócios”, completa.
Na área da saúde, Resende foi reconhecida no ranking Connected Smart Cities de 2019 como a 8ª melhor do país. A cidade também se destacou na educação, com merenda e uniformes de qualidade, e recebeu o Prêmio Nacional de Odontologia, entre outros reconhecimentos.
Resende se tornou pioneira com a primeira Farmácia Veterinária Pública do Brasil e o Hospital Municipal Veterinário 24 horas.
Na infraestrutura, várias obras foram realizadas. “Entregamos a duplicação da Estrada Resende x Riachuelo, instalamos iluminação em LED em toda a cidade e asfaltamos dezenas de ruas. A primeira fase do Ecoparque, no bairro Morada da Colina, já foi concluída. Também conseguimos um novo transporte público, com um contrato mais rigoroso e ônibus zero quilômetro. Temos consciência de que, apesar das melhorias, ainda enfrentamos desafios”, enumerou Diogo.
“Desde o início, nosso objetivo sempre foi tornar Resende uma cidade com qualidade de vida e serviços públicos para todos que a escolheram como lar. Oferecer saúde e educação de qualidade, além de transporte, emprego e renda, sempre foi prioridade. Transformamos a cidade em um polo de investimentos, destacando Resende como um dos 100 melhores municípios do Brasil para investir, segundo a Revista Exame, e um dos melhores destinos turísticos, com uma estrutura de saúde básica considerada uma das cinco melhores do estado”, afirmou.
Dentre as obras realizadas, Diogo destacou a ampliação do viaduto da Fazenda da Barra III, aguardada há mais de 50 anos pelos moradores. A Santa Casa de Resende, que em 2016 estava em condições precárias, passou por uma reestruturação completa, incluindo a aquisição de novos equipamentos e a construção do Centro de Imagens, do novo setor de Saúde Mental e do primeiro Hospital de Olhos do Sul Fluminense.
A cidade também se tornou a primeira fora da capital a realizar cirurgias de endometriose por vídeo pelo SUS, com quase 30 unidades de saúde reformadas ou construídas, reforçando a estrutura de atendimento. O Centro Municipal de Educação Multidisciplinar Espaço dos Girassóis foi criado para atender pessoas com deficiências ocultas e autismo, e novos prédios estão sendo planejados para deficientes visuais e auditivos. No esporte, três centros esportivos foram inaugurados nos bairros Jardim Aliança, Centro e São Caetano, e um quarto está em construção no bairro Paraíso.
Na segurança pública, a construção da Central de Videomonitoramento, ao lado do Espaço dos Girassóis, faz parte do programa municipal intensificado em 2024. O projeto prevê a instalação de aproximadamente 500 câmeras pela cidade, integradas a um sistema de inteligência artificial para reconhecimento facial em locais estratégicos, incluindo áreas de grande movimentação.
Dentre as principais obras em andamento, destaca-se o Hospital do Câncer, que atenderá toda a região Sul Fluminense com tratamentos oncológicos, e a construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que facilitará a ligação entre todos os bairros da região das Barras e o Polo Industrial do município, melhorando a mobilidade urbana. Além disso, novas escolas e creches estão sendo construídas para ampliar a oferta de vagas educacionais.
LEGADO
Ao final de seus oito anos de governo, que se encerram no próximo dia 31 de dezembro, Diogo expressou a certeza de ter cumprido sua missão. “Sinto muito orgulho da história que escrevemos. Foram dois mandatos dedicados, nos quais recebi um carinho extraordinário da população. Sempre digo que, junto com o nascimento do meu filho Francisco, ser prefeito de
Resende é a minha maior alegria. Tive a oportunidade de ajudar a transformar a minha cidade, fazer grandes amizades e ser acolhido com muito carinho”, destaca.
Ele também mencionou que ainda há muito a ser feito. “Resende é um município em constante crescimento, que ganhou notoriedade e respeito em todo o país. Durante esses oito anos, procurei ouvir cada morador e oferecer suporte para que suas vozes fossem ouvidas e seus problemas solucionados”, comentou.
“O nosso maior legado foi, graças a uma nova política de trabalho sério, honestidade, dedicação e resultados, trazer de volta o orgulho de ser resendense. Orgulho de não precisar pagar plano de saúde ou escola particular, de ter um transporte público que funciona e serviços de qualidade, sem precisar de favores para ter acesso a eles”, finalizou.
ESPECIAL 222 ANOS DE RESENDE – Como está a construção do primeiro Hospital dos Olhos do Sul Fluminense
RESENDE
A saúde pública de Resende está cada ano se tornando mais especializada. Prova disso, é que no primeiro semestre de 2024, o município vai ganhar o Hospital dos Olhos. Localizado ao lado da Creche Municipal Doutor Uchôa, no bairro Lavapés, os serviços de reforma avançam a cada dia. A unidade vai abranger todos os serviços vinculados a exames, consultas e cirurgias de oftalmologia. Serão oferecidos serviços de pequena, média e alta complexidade em oftalmologia. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Thomas Elson Landim, o projeto do Hospital dos Olhos, inclui consultórios, salas para exames, duas recepções, espaço para exercícios ortópticos, farmácia, banheiros, salas de cirurgias, central de gases, além de demais espaços, para atender pacientes em escala regional, não somente moradores de Resende. “Atualmente, estamos com a fase inicial bem adiantada. Foram feitas demolições e reforço na estrutura da laje. As obras desta fase têm previsão para ser entregue ainda neste segundo semestre”, explicou Landim.
O secretário de Saúde do município, Jayme Neto, disse que a primeira fase tem previsão para ser entregue em outubro, com a parte ambulatorial pronta para iniciar os atendimentos aos pacientes com consultas e exames. A ala cirúrgica tem previsão para ser inaugurada em dezembro deste ano. “Estamos empenhados cada vez mais em oferecer uma saúde de qualidade a cada morador. Esta clínica oferecerá serviços de pequena, média e alta complexidade, com resultados que vão ofertar possíveis tratamentos aos pacientes, e ainda desafogar as demandas oftalmológicas da Santa Casa”, disse Jayme.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou a importância do Hospital dos Olhos para Resende e região. “É uma alegria imensa poder escrever mais esse capítulo na história da saúde pública de Resende. Sabíamos que a oftalmologia era uma das nossas maiores deficiências e, agora passaremos a ter essa referência, que vai aumentar muito a capacidade de atendimento municipal. É sempre importante destacar que primeiro Hospital de Olhos do Sul Fluminense se tornou possível graças à parceria que a Prefeitura de Resende tem com o Governo do Estado do Rio. Agradecemos muito ao deputado estadual Tande Vieira, que fez intermediação com o Governo do Estado e, claro, ao Governador Cláudio Castro e ao ex-secretário estadual de Saúde e deputado federal, Dr. Luizinho, por tornarem possível a implantação dessa unidade”, disse Diogo. O chefe do Executivo, informando que todo o recurso para construção do Hospital dos Olhos será da Prefeitura de Resende. “Os custos de manutenção constantes para que o Hospital dos Olhos funcione serão oriundos do Governo do Estado”, complementou.
ESPECIAL 222 ANOS DE RESENDE – Além de shows, Exapicor tem diversas oportunidades de negócios
RESENDE
A 54ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) traz uma diversidade de atrações. Além de abraçar todos os gostos musicais e oferecer atividades culturais, a Exapicor apresenta uma feira repleta de produtos e oportunidades de negócios, apresenta atividades agropecuárias, diversas opções gastronômicas, entre outras atrações. Tudo gratuitamente.
Na Feira de Agronegócios da Região das Agulhas Negras os produtores do município e da região estarão comercializando produtos como olericultura, grãos, queijaria, doces, geleias, mel, molhos, pães caseiros, fubá, entre outros. No dia 29, às 18 horas, haverá uma degustação de agroindústrias. Haverá também uma exposição de flores ornamentais e artesanais, artesanato de identidade, mini circuito de agricultura em desenvolvimento. A Feira é desenvolvida em parceria com a Emater Resende, e é uma oportunidade de escoamento e também servirá para familiarizar os visitantes com os produtos feitos na região, fortalecendo, assim, o comércio regional.
Já a Feira de Artesanato reúne mais de 70 artesãos do município expondo produtos. De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, os artesãos estarão expondo móveis artesanais, tapeçarias, tricô e crochê, costura criativa, bijuterias, artesanato em vidro, doces, flores, bolsas, sandálias em tecido macramê, pedrarias, tapeçaria ao vivo, entre muitas outras produções.
ESPAÇO GASTRONÔMICO
A Exapicor reserva um amplo espaço gastronômico na Praça de Alimentação para seus visitantes na Área de Exposições. As tendas foram estrategicamente distribuídas para garantir que os serviços estejam acessíveis em diferentes áreas da festa. Uma parte da Praça de Alimentação está localizada na rua principal, na entrada da Área de Exposições, enquanto a outra se encontra próxima ao Parque de Diversões.
Além disso, alternativas gastronômicas estão disponíveis nos estandes dentro do pavilhão, oferecendo uma experiência confortável para os visitantes.
PARQUE DE DIVERSÕES ALEGRIA PARA TODA A FAMÍLIA
Para garantir a diversão de toda a família na Exapicor, a 54ª edição contará com o maior parque de diversão itinerante da América Latina.
Parceiro de grandes festivais, traz clássicos para todas as idades. Ao todo são mais de 15 equipamentos. Entre eles, o Amor express, Barco Viking, Autopista, Disko, Crazy Dance, Benny Hill, Samba, Brucomela, Carrossel Animado, Tobogã Tigrão, Cama Elástica (pula-pula), Fusca, Comboio e Carrossel Disney e Roda Gigante.