VOLTA REDONDA
Em sua 34ª edição, a Feira Labmix será realizada neste sábado e domingos, dias 29 e 30, em Volta Redonda. Serão mais de 80 expositores em diversos segmentos como artesanato, decoração, autocuidado, bem estar, moda, acessórios, tatuagem, literatura, discos de vinil, gastronomia, entre outros. Além dos expositores, a feira conta com uma programação cultural para todas as idades. Nos dois dias de evento haverá discotecagem com o projeto “Cumbia de Aço” comandado por Mameluco Selecta, DJ Bob Marlinho e DJ Água Escura. Já os shows ao vivo ficam por conta de Daiana Damião, no sábado, e Mão de Onze no Domingo.
O evento será na Praça Mário Ferreira Neto, atrás da Escola Estadual Guanabara, no bairro Aterrado, das 11 às 19 horas. Uma das atrações, a cantora e compositora Daiana Damião é de Volta Redonda e já participou de projetos de projeção nacional com o rapper Thiago Elniño e apresentações com a banda Amplexos. Teve um de seus versos escolhidos para uma composição com a pianista Maíra Freitas e integra o grupo de samba Juremeiros, com o qual já se apresentou com nomes como: Leci Brandão, Ciron Silva, Mauro Diniz e Marquinhos Sathan. Lançou um single “Eu lhe dei Amor” em 2020, atualmente com mais de 79.000 audições, e prepara um EP com 6 músicas ainda para esse ano.
“Meu show vai da MPB ao samba, passando pelo pagode, e mais algumas autorais. Preparamos um show pra todo mundo cantar junto! Estamos animados” , conta Daiana Damião.
Já Mão de Onze é um trio formado por Lenny Santos (Baixo e vocais), Hugo Cunha (Guitarra e vocais) e Paschoal Jr. (Bateria e vocais). As influências musicais aparentes nas performances ao vivo são diversas. Blues de Robert Johnson a SRV , Clube da Esquina , Dixie Dregs , Novos Baianos, Living Colours, Lenine, o movimento musical tropicalista, entre outros.
“No repertório você poderá ouvir Gal Costa , Lenine , Baiana System , Os Gilsons , SRV, Novos Baianos , Caetano Veloso , Gilberto Gil , Belchior , Luis Melodia , e até mesmo outras internacionais com Tears For Fears , Beatles , Elvis Presley”, diz Paschoal.
A Feira Labmix também conta com programação voltada para as crianças, como área kids, um lounge para as crianças desenharem ou descansarem, uma Tenda Multiuso, onde as mães podem utilizar, por exemplo, como fraldário.
“A Feira também se preocupa em incluir ações de acessibilidade, como uma tenda de inclusão equipada com áudio books, com livros bilíngues, em português e língua de sinais, além de distribuição de protetores auriculares para pessoas que apresentam hipersensibilidade auditiva, casos como em pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)”, ressalta Cris Ribeiro, produtora da Feira.
Uma outra atividade inclusiva para as crianças é a contação de histórias com Renata Andrade da Escambo Arte, que contará com intérprete de libras. Toda essa estrutura com maior variedade de expositores e programação cultural se deve ao edital “Projetos Livres”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através da Lei Aldir Blanc, no qual a Feira Labmix foi contemplada.
“Para esta edição especial, tivemos um recorde de inscrições de expositores interessados em participar da Feira Labmix. Foram mais de 100 inscrições recebidas, onde priorizamos os expositores cadastrados nos Programas de Artesanato Municipal, Estadual ou Federal.” – diz Alexandre Braz, o Xan, idealizador e produtor da Feira.
A Feira Labmix trabalha com três frentes: os produtores/artistas com seus trabalhos autorais; a sustentabilidade, que trabalha a conscientização do reaproveitamento e da reutilização de produtos, englobando a moda circular com os brechós, os sebos de discos e livros e os antiquários; e a prestação de serviços, como tatuagem, massagem e cartomancia.
Para mais informações, siga @laboratorioproducoesartisticas no Instagram.
SERVIÇO:
Feira Labmix
Local: Praça Mário Ferreira Neto (Atrás da Escola Estadual Guanabara no Aterrado)
Data: Sábado, 29 de Março, e Domingo, 30 de Março
Horário: 11h às 19h
Entrada Franca – Pet Friendly
Apresentações:
De 11h às 19h – Cumbia de Aço, com Mameluco Selecta, DJ Bob Marlinho e DJ Água Escura (nos intervalos das apresentações ao vivo e contação de histórias) – Sábado e Domingo
15h – Contação de Histórias com Renata Andrade (Escambo Arte) – Sábado e Domingo
16h – Música ao vivo com Daiana Damião (Sábado) e Mão de Onze (Domingo)
Produção: Cris Ribeiro e Xan Braz
Realização: Laboratório Produções Artísticas, Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda e Ministério da Cultura/Governo Federal.