VALENÇA
Na madrugada deste sábado, dia 1º de fevereiro, começou a circular nas redes sociais a informação de que uma paciente teria dado entrada em uma unidade de saúde em Conservatória, distrito de Valença, com sintomas do coronavírus. A publicação diz que a paciente teria chegado recentemente de uma viagem a um país asiático – sem citar qual – e estaria sendo mantida em isolamento na unidade medida do distrito e que a autoridade de saúde valenciana já teria sido informada e notificado a Secretaria de Estado de Saúde sobre o caso.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a secretaria de Estado que, através de sua Assessoria de Imprensa, informou que até o momento não há nenhuma notificação de caso suspeito da cidade de Valença.
A equipe do jornal também contactou o Hospital Escola de Valença e obteve a informação de que nenhum paciente deu entrada na unidade com suspeita de estar com o coronavírus.
Ainda sobre o caso, a equipe do jornal fez contato direto com o prefeito Fernando Graça, que está em viagem. Ele classificou a postagem como de total irresponsabilidade. “A informação de que há um caso suspeito de coronavírus em Conservatória é mentira. Quem publicou essa informação através das redes sociais é um irresponsável e inconsequente. Estamos no meio de uma situação muito delicada em que a Organização Mundial de Saúde está atuando firmemente para conter a situação e, pessoas inconsequentes e insanas, de maneira irresponsável espalham um boato como esse”, lamentou o prefeito.
Ele pediu à população que ao se deparar com postagens desse tipo que procure a Secretaria de Saúde da cidade para obter as informações corretas. “Peço a população valenciana que ao ler uma publicação como essa, que entre em contato com o governo para se informar. Há pessoas inconsequentes e que querem o mal da população, devemos estar sempre atentos a tudo isso”, declarou o prefeito.