BARRA MANSA
Foi anunciado nesta quarta-feira, dia 3, que a partir de janeiro de 2020 as novas lixeiras confeccionadas à base de cimento armado serão instaladas nos bairros. A confirmação foi feita pelo diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fanuel Fernando, que destacou que a intenção é substituir aproximadamente 250 lixeiras nas comunidades. Na região central do município, o equipamento já está sendo utilizado.
O diretor conta que as lixeiras, além de serem esteticamente mais bonitas, têm maior durabilidade, praticidade e impacta na redução de gastos do município. Ele conta que a ação de vândalos sobre as lixeiras plásticas causam prejuízos da ordem de R$ 100 mil/ano para os cofres da autarquia e que com as novas lixeiras, a meta é eliminar este tipo de problema. “Além disto, ela não acumula água das chuvas, pois têm perfurações em sua base e laterais”, disse, completando que: “Hoje, Barra Mansa é líder no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa atende 60 bairros, mas nossa meta é atingir novos patamares e chegar em 1º lugar no país”, ressaltou.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Fanuel comenta também que a coleta seletiva é de fundamental importância para a preservação ambiental. Também ajuda na geração de renda para os trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (CoopCat) e na diminuição dos valores pagos a empresa responsável pela coleta tradicional de lixo. “Quando há redução do lixo enviado ao Centro de Tratamento de Resíduo Sólido, consequente, os valores dos serviços prestados pela empresa também tendem a cair”.
PROJEÇÕES PARA 2020
Sobre os investimentos projetados para 2020, Fanuel citou as melhorias das cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e a retomada das obras das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). “Projetamos deixar as cinco ETAs adequadas para atender a população de Barra Mansa. A reforma da Estação de Água do São Sebastião, responsável pelo abastecimento do Centro e Ano Bom, será concluída até fevereiro do próximo ano. Também vamos dar continuidade as obras das Estações de Esgoto. A de Saudade tem recursos de R$80 milhões garantidos através de emenda do deputado federal Alexandre Serfiotis. Já as estações de esgoto da Barbará e Ano Bom exigem contrapartida da prefeitura”, finalizou.