Duas novas pontes serão construídas na Estrada Surubi-Bulhões, em Resende

0

RESENDE

As obras da estrada Surubi-Bulhões estão a todo vapor. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município informou, nesta terça-feira, que além do serviço de pavimentação, a via vai ganhar duas novas pontes, uma no sentido Bulhões, cujos trabalhos já estão bastante adiantados, e outra no quilômetro 2,4. A construção das travessias faz parte de um projeto global de urbanização da via, que havia sido paralisado na gestão anterior e foi retomado pela atual administração em outubro do ano passado.

As obras estão sendo realizadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com financiamento do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, a urbanização da estrada Surubi-Bulhões, num total de 8,5 quilômetros de extensão, está orçada em cerca de R$ 25 milhões. De acordo com o projeto, no local serão feitos serviços de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização da rodovia, que terá duas pistas de rolamento (mão e contramão), ciclovia com dois metros de largura em uma das margens e calçadas com 1,5 metros de largura nas duas laterais. Após a sua conclusão, a via será mais uma opção de entrada e saída do município, com acesso direto à rodovia Presidente Dutra.

Todo o serviço, que está sob a responsabilidade da empresa Vale Sul, vencedora do processo licitatório, é acompanhado de perto por técnicos da Prefeitura que, além de fiscalizar a execução das obras, também fazem o controle tecnológico dos trabalhos realizados para atestar sua qualidade.

PONTES

Na ponte localizada no quilômetro 1,6 já foram instalados os pilares das cabeceiras e também as vigas transversais que servem de base para o tabuleiro da ponte (pavimento que suporta as cargas de circulação). Os trabalhos agora estão concentrados no escoramento dessas vigas para que o tabuleiro possa ser instalado. A previsão é que a travessia fique totalmente pronta em 45 dias. Já no quilômetro 2,4, a construção da travessia está na fase de preparação das ferragens dos pilares e instalação das vigas transversais superiores. A previsão de conclusão dos trabalhos nesse caso é de 60 dias. Além da construção das duas pontes, a estrada Surubi-Bulhões também está recebendo serviços como aterro, corte de talude, instalação de calhas para recolhimento da água das chuvas, construção de galerias e colocação de meio-fio, além da implantação da sub base e base das pistas de rolamento, que já chegou a 40% da via.

Deixe um Comentário