BARRA MANSA
O forte temporal que caiu em Barra Mansa na tarde desta quarta-feira, dia 16, acompanhado de uma forte ventania, além de deixar vários bairros sem energia, por um longo período, também gerou a ocorrência de quedas de árvores em diversos pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, o órgão recebeu um alerta de tempestade de classificação amarela pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a princípio risco baixo, com possibilidade de 20 a 30mm/h com rajadas de 30 a 40km.
“Nós registramos uma chuva de 22mm em 45min, com rajadas acima de 35km/h. Isso gerou algumas ocorrências de queda de árvore e vistoria, Foram cinco ocorrências de queda de árvores na tarde e início da noite de quarta-feira nos bairros Piteiras, Santa Clara, Santa Rosa, Roberto Silveira e Ano Bom. A mais grave foi no Roberto Silveira, na Travessa José Soares, onde um vegetal de grande porte afetou duas residências”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos.
Segundo ele, os agentes da autarquia estão na manhã desta quarta-feira analisando a situação dos imóveis afetados, com a possibilidade de solicitar o apoio do Corpo de Bombeiros para os cortes de árvores.
“Grande parte das ocorrências que podem surgir com esses ventos fortes são de árvores que foram afetadas por incêndios florestais e tem sua estrutura comprometida e com as rajadas de vento o risco é grande de queda. Nesse período que antecede a chegada do período de fortes chuvas, é importante que a população fique atenta se no quintal existe alguma árvore com esse tipo de risco”, orientou o coordenador.