PIRAÍ
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu ontem na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, um passageiro de ônibus com drogas sintéticas.
A equipe realizava fiscalização de combate ao crime no km 233, posto PRF de Caiçara, e por volta das 18h15min, abordou um ônibus da linha São Paulo/SP x Rio de Janeiro. Ao ser feita a fiscalização, foi perguntado aos passageiros se traziam algum ilícito. Um deles, de 23 anos, após algumas respostas desconexas, disse ser usuário de maconha.
“Durante revista nas bagagens dos passageiros, foram encontrados na bagagem de mão de um deles 37 pinos plásticos contendo canabinóide sintético, droga popularmente conhecida como “droga zumbi’, “”maconha sintética”, ” K2″, “Spice”, entre outros termos. O passageiro assumiu ser o responsável pela droga”, disse a PRF em nota.
Foi dada voz de prisão ao jovem, apreendidos os pinos de droga, e a ocorrência foi encaminhada para a 94ª Delegacia de Polícia (DP) de Piraí para os procedimentos de praxe.
DROGA ZUMBI
A PRF lembra que o canabinoide sintético —ou “maconha sintética”— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.
Em geral, todas são feitas de maneira parecida: em laboratórios clandestinos, usando produtos químicos com solvente, para imitar os efeitos da maconha —só que numa potência 100 vezes maior que a cannabis natural.
Os canabinoides sintéticos agem nas mesmas regiões do cérebro que o princípio ativo da cannabis natural, o THC, mas são muito mais tóxicos e lesivos.
Essa droga tem um efeito que a literatura chama de efeito zumbi, pessoas perambulando em calçadas, com corpo entorpecido, convulsões, sudorese e os efeitos se prolongam por várias horas.