Dr. Daniel diz que saúde de Rio Claro está ‘doente’

Candidato do partido União Brasil quer humanizar a área da saúde, criar uma guarda municipal e potencializar o turismo da cidade

Por Carol Macedo
a dr. daniel evandro freitas (4)

VOLTA REDONDA
O candidato a prefeito de Rio Claro, Dr. Daniel (União Brasil), visitou, nesta quinta-feira (12), a na sede do Grupo Pançardes (Jornais A Voz da Cidade e Diário do Vale), em Volta Redonda. Aos 50 anos, Dr. Daniel, que é dentista, concorre pela terceira vez ao cargo de chefe do Executivo da cidade. Nascido e criado em Rio Claro, deseja trabalhar para fazer sua terra natal se desenvolver.
O candidato falou sobre o que o motivou a se candidatar novamente e afirmou que a cidade está agonizando e que tem sofrido uma redução no número de habitantes devido à falta de desenvolvimento. “O nosso DNA é o turismo, o agronegócio e o comércio, e não avançamos em nada nesses três setores. Vejo que a cidade está agonizando. O último censo do IBGE mostra que a população diminuiu, e isso me motiva muito a ser candidato, porque eu moro em Rio Claro, sou raiz da cidade e quero vê-la se desenvolvendo”, afirmou Daniel.
De acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população de 17.401 habitantes.
“ACESSO À SAÚDE DEPENDE DE PADRINHO POLÍTICO”
Dr. Daniel fez duras acusações sobre a forma como a saúde de Rio Claro é gerida. “A saúde de Rio Claro deve ser feita efetivamente para o usuário. Atualmente, para uma pessoa ter acesso aos serviços de saúde, ela precisa contar com o contato de um agente político, como o prefeito, algum vereador ou secretário de saúde, para poder obter este benefício, que é um direito”, apontou o candidato, completando que isso é ruim porque são favorecidas pessoas que precisam se humilhar quando procuram um agente político, ficando devendo favores. “Na realidade, isso é um direito do cidadão e um dever de a prefeitura promover a saúde das pessoas. Em Rio Claro, isso não acontece. A população deve saber que seu direito deve ser exercido, sem depender de favores de agentes políticos”, completou.
O candidato destacou a importância dos agentes comunitários de saúde, que são um elo entre o governo e a população. “Os agentes são os mais importantes na saúde, pois são eles que abrem as portas para o cidadão, marcam consultas e transmitem dados ao governo sobre a realidade da saúde da população. O governo atual afirma que existe uma cobertura de 100% da atenção básica do município, mas é no mínimo estranho ter esses dados e não ver o serviço chegando às pessoas”, suspeita Daniel.
O candidato afirmou que, se o fluxo de trabalho do setor de Estratégia da Saúde da Família funcionar como deve, será possível melhorar a marcação de consultas e acelerar a entrega dos resultados de exames às pessoas.
PRECARIEDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO
Outro grande problema apontado por Dr. Daniel é o transporte público. Segundo ele, os moradores do distrito de Passa Três não contam mais com uma linha de ônibus direta para Barra Mansa e enfrentam limitações de horários para chegar à região central de Rio Claro.
“Vamos implantar, já no início do governo, o Transporte Cidadão para melhorar a qualidade do atendimento às pessoas que precisam sair do município para trabalhar, estudar e realizar suas atividades. Em relação ao transporte interestadual, temos conversas avançadas com o deputado Rodrigo Bacellar (Presidente da Alerj) e conversaremos com o governador Cláudio Castro para rever a licitação e colocar uma empresa para fazer as linhas que conectam Passa Três a Barra Mansa e Piraí, além de ampliar os horários da linha de ônibus que liga Lídice a Angra dos Reis”, destacou o candidato.
FIM DA APROVAÇÃO AUTOMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Dr. Daniel afirmou que Rio Claro tem uma das piores gestões da educação em sua história e enfrenta problemas críticos que dificultam o desenvolvimento dos alunos. Ele deseja acabar com a aprovação automática e melhorar a qualidade do ensino na cidade. “Ainda faltam professores, monitores e profissionais na rede municipal. Os uniformes e materiais escolares foram entregues em abril e maio. Isso atrasa o desenvolvimento e é muito grave para a nossa educação. Vamos acabar com a aprovação automática. Precisamos preparar melhor os nossos alunos para se desenvolverem em seus estudos. Não é com aprovação automática para alcançar os índices do IDEB que conseguiremos isso. Nossa intenção é melhorar a educação, que na última avaliação do IDEB teve queda na média”, garantiu o candidato.
CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Durante a entrevista, o candidato do União Brasil destacou que deseja ampliar a segurança pública da cidade com inovação, tecnologia e proximidade com a população. “Temos em nosso plano de governo o projeto de criação de uma central de monitoramento por câmeras e uma Guarda Municipal. Rio Claro tem uma Secretaria de Ordem Pública, mas não possui uma guarda municipal, que ajudará na segurança pública e não apenas na fiscalização de veículos. Será uma corporação próxima da comunidade para prevenir crimes, como os que têm ocorrido à luz do dia”, destacou Dr. Daniel, que vislumbra a possibilidade de ampliar a aproximação com a Polícia Militar e outras forças de segurança.
“TEMOS OS MELHORES DESTINOS TURÍSTICOS DA REGIÃO”
O turismo é considerado um dos principais pilares da economia do município. Dr. Daniel afirmou que é preciso organizar e divulgar melhor o setor para despertar o interesse das pessoas em visitar Rio Claro. “Temos que estruturar e criar uma identidade para que o município seja reconhecido pelos seus pontos turísticos e se torne um dos melhores destinos turísticos da região ou até mesmo do estado. É necessário fazer um levantamento de todos os pontos turísticos e divulgar esses locais para que as pessoas entendam o que Rio Claro tem a oferecer. Também é essencial a manutenção das trilhas e estradas vicinais nas áreas rurais para que as pessoas possam visitar os pontos turísticos com conforto, além de capacitar guias de turismo.”, afirmou.
De acordo com ele, é fundamental a criação de parcerias com cidades vizinhas, como Angra dos Reis e Mangaratiba, para a criação de um roteiro turístico Serra e Mar.
ATIVAÇÃO DO COMÉRCIO E FORTALECIMENTO DO AGRONEGÓCIO
O candidato a prefeito quer deixar o comércio de Rio Claro economicamente ativo além de fortalecer o agronegócio para ajudar a economia de Rio Claro a se desenvolver. “Precisamos investir no comércio local; o setor só crescerá se o turismo e o agronegócio estiverem se desenvolvendo. Temos que oferecer melhores condições aos nossos produtores rurais para que possam regularizar a comercialização de seus produtos e vamos montar um entreposto com produtos cultivados no município.” Segundo Dr. Daniel, faz parte de seu plano de governo auxiliar na busca por conhecimento técnico para a ampliação da produção e aproximar programas de financiamento junto a instituições do setor.

Foto: Evandro Freitas
Dr. Daniel falou sobre o que o motivou a se candidatar novamente e afirmou que a cidade está agonizando

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos