Doze internos do Degase fogem após atearem fogo em colchões em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Na manhã de domingo, dia 28, o Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) informou que na noite de sábado, 12 internos do Centro Irmã Asunción De La Gándara Ustara, localizado no bairro Roma, fugiram da unidade. Os adolescentes fizeram uma rebelião, atearam fogo colchões e, em seguida fugiram. Não há feridos entre os jovens ou os agentes de segurança socioeducativa.

De acordo com o Degase, o motim aconteceu nas alas A e B quando os jovens atearam fogo em pedaços de espuma retirados de colchões e jogaram nos corredores. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar o fogo.

Os agentes ainda informaram que uma equipe do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do departamento está na unidade e policiais do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estão patrulhando o entorno da unidade para tentar encontrar os jovens foragidos.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Degase, ainda não se sabe o que motivou a revolta dos adolescentes.

TERCEIRO MOTIM

Este foi o terceiro motim ocorrido neste mês no Centro Irmã Asunción De la Gándara Ustara. No último dia 25, 12 menores estavam assistindo vídeo aula e se levantaram todos com as cadeiras nas mãos e jogaram objetos no diretor técnico Felipe Rocha, conseguindo correr em direção à guarita no final da unidade.

Perto da guarita, os menores encontraram pedras e cacos de vidro que foram arremessados contra três agentes de segurança socioeducativas. Eles subiram o muro e passaram pela concertina. Um deles foi recapturado. O diretor-técnico ficou ferido na panturrilha e os três servidores também se feriram levemente.

Este foi o terceiro motim ocorrido no Degase neste mês-Arquivo VC

Já no final da noite do dia 10, foi registrada uma rebelião. Os internos iniciaram um  motim, batendo nas portas e colocando fogo em um dos corredores da unidade.

Servidores tentaram negociar o fim da revolta, mas como os adolescentes não aceitaram uma equipe da Polícia Militar foi acionada para dar reforço na área externa e uma equipe do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do Degase entrou na unidade. Contidos pelos policiais, após quatro horas de, os adolescentes foram retirados da unidade. Não houve servidores ou adolescentes feridos.

INTERNOS APREENDIDOS

Na sexta-feira, dia 26, dois dos adolescentes quem haviam fugido do Degase no dia 25, foram apreendidos na barreira sanitária que está montada na entrada do bairro Vila Elmira, em Volta Redonda. Os dois estavam de carona com um casal, que afirmou conhecer os adolescentes, mas que não sabiam da situação da fuga na unidade. A ação foi conduzida por policiais do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis).
Os adolescentes foram encaminhados de volta ao Departamento Geral de Ações Sócio Educativas. Já o casal, que dava carona aos dois adolescentes, prestou depoimento e liberado.

 

Deixe um Comentário