BARRA MANSA
As autoescolas de Barra Mansa organizaram um oficio solicitando ao prefeito Rodrigo Drable o retorno das aulas práticas e teóricas para a habilitação. As aulas foram autorizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), a partir dessa quarta-feira, dia 24, em autoescolas do estado do Rio de Janeiro. Contudo, para a retomada do serviço, o município depende da decisão do Ministério Público (MP), que tem sido responsável pela análise das medidas de flexibilização na região. O oficio foi entregue na segunda-feira, dia 22.
Segundo informou um sócio da Safety Car, Ademir Alves, ele esteve com o procurador da Prefeitura de Barra Mansa, César Catapreta, na última terça-feira, dia 23, que afirmou que era necessário um estudo epidemiológico para ser apresentado ao MP e deu uma estimativa de dez dias para uma resposta.
Com a autoescola fechada há mais de três meses, Ademir ressalta que a preocupação é com o futuro dos funcionários. “Nós vemos a preocupação deles em perder o emprego e é complicado mandar alguém embora assim, mas a condição financeira está difícil”, lamentou, afirmando comprometimento com as medidas se segurança, caso seja autorizado o retorno. “Nossa sala de aula tem capacidade para 25 alunos e vamos reduzir para 12. Nós compramos termômetros, álcool gel e estamos dispostos a tomar todos os cuidados necessários”, destacou.
Em conversa com o A VOZ DA CIDADE Catapreta ressaltou que a única flexibilização que está em vigor com relação a aulas é voltada para as práticas em faculdades e cursos relacionados a área da saúde. Segundo ele, há uma decisão judicial onde todos os tipos de escolas estão suspensas e o decreto do estado não autorizou nenhum retorno além do mencionado acima.
Ele esclareceu que a Prefeitura de Barra Mansa está em conversa com o Ministério Público, após solicitar estudos epidemiológicos da Secretaria de Saúde, para flexibilizar essa atividade de autoescola. “O estudo está sendo feito e vamos apresentar ao MP. Mesmo se o Estado incluir em decreto precisamos dialogar com o órgão estadual. Estamos fazendo esses levantamentos para autoescolas, cursos de inglês, de formação profissional, como cabeleireiro e vigilantes, por exemplo”, finalizou o procurador.
REGRAS PARA FLEXIBILIZAR
Para a retomada das atividades, o Detran especificou algumas regras. São elas: As salas de aula devem ser ocupadas apenas por metade dos alunos, que deverão estar em um distanciamento de 1,5 metro; o uso de máscara é obrigatório para alunos e funcionários das autoescolas, assim como é obrigatória a higienização dos veículos de instrução antes e depois de cada aula prática; e fornecimento de álcool gel aos alunos e funcionários.