a voz da cidade presencial 2025

Domingo é dia de escolher presidente, governador, senador e deputados

Por Carol Macedo
728x70 gratidao

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

Domingo, 2 de outubro é o dia das Eleições 2022. Serão mais de 156 milhões de eleitores a irem às urnas escolherem presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. No Brasil são quase 1,8 milhão de mesários e mais de 29,2 mil candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país das  8 às 17 horas, e em 181 localidades no exterior.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Para votar é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Se, no dia da eleição, você estiver fora de seu município de votação, deve justificar a ausência às urnas. Lembre-se que isso deve ser feito para todos os turnos a que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de votação. O formulário pode ser baixado inclusive no site do TSE.

Caso o eleitor não consiga justificar o voto no dia da eleição, ainda é possível justificar em até 60 dias após cada turno da votação.

ORDEM DE VOTAÇÃO 

Este ano, você vai votar nos seguintes cargos e nesta ordem: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).

Aqui, vale desmentir uma fake news: caso queira, você pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.

Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital), você pode votar apenas na legenda. Funciona assim: os dois primeiros números a serem digitados na urna desses cargos são os números do partido. Ao votar, você pode digitar apenas esses números e parar por aí, apertando a tecla “confirma” duas vezes. Assim, o voto será computado para o partido.

Antes de sair para votar faça uma colinha para levar na votação.

A partir destas eleições, você vai ter um tempinho a mais para conferir os votos antes de confirmar. Funciona assim: depois que você registrar o número de cada cargo, vai aparecer a mensagem “confira o seu voto” na tela parada por um segundo. Enquanto o texto estiver piscando, não adianta apertar qualquer tecla. Só depois de um segundo, você pode apertar “Confirma” ou “Corrige”.

Ao final, depois da escolha do candidato a presidente, você vai ouvir aquele famoso barulhinho mais longo – o “pilili” – e vai aparecer a palavra “FIM”.


SAIBA O QUE É PERMITIDO NO DIA DA ELEIÇÃO

Existem regras que precisam ser cumpridas no dia da eleição. A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. O pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos e outros materiais, abordagens ou mesmo aglomeração, não são permitidos.

USO DE CELULAR NÃO PODE NA CABINE DE VOTAÇÃO

Este ano, após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação com ele ou com máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação. A medida visa garantir um dos aspectos mais importantes da democracia: o sigilo do voto.

RESULTADOS E FAKES NEWS

A apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal pode ser acompanhada em tempo real, por meio do app Resultados.

Tão importante quanto saber todas essas orientações para votar é lembrar que não há espaço para fake news numa eleição. Não compartilhe mensagens se você não tem absoluta certeza de que seja verdade, independentemente de quem tenha mandado.

Entenda sobre votos válidos e votos totais

Apenas os cargos de governador e presidente podem ser definidos em dois turnos. E é o total de votos que os candidatos mais bem votados tiverem que definirá se será preciso um segundo turno que, se acontecer, será no dia 30 de outubro. E são os votos válidos que definem essa questão.

Os votos brancos e nulos são retirados e o TSE calcula os votos válidos. Para ser eleito em primeiro turno o candidato presidente ter 50% dos votos válidos mais um.

Com base nas últimas eleições, a estimativa de votos nulos e brancos ficou entre 8% e 10%. Se isso se mantiver, os válidos costumam corresponder a cerca de 90% dos votos totais.

A fatia dos eleitores que não foram votar – a chamada abstenção – também não entra na conta dos votos, totais ou válidos, Isso porque, no cálculo desses dois números, só são levados em consideração os votos.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos